A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) reuniu nesta quinta-feira (15) os agricultores familiares que atuam na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), para o encontro mensal de avaliação. O encontro seguiu à risca todos os protocolos de saúde no combate à Covid-19 e atendeu solicitação dos agricultores, que puderam dialogar com o gabinete da pasta, responsável pela administração do espaço, sobre as principais necessidades para melhoria das atividades no local.

A reunião desta quinta contou com a participação de Roseana Meira, secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária e do gerente executivo em Economia Solidária do Governo do Estado, Marcelo Melo, além do secretário da Sedurb, Fábio Carneiro, que ouviu as sugestões dos agricultores e comemorou os números positivos da feira. “A Cecaf tem um grande potencial econômico, gastronômico e cultural e o nosso objetivo é potencializar ainda mais os resultados do local. Esse diálogo junto a categoria é de extrema importância para que eles percebam a dimensão do trabalho que desenvolvem e também para mantermos o padrão da qualidade dos produtos que oferecemos no espaço”, destacou o secretário.

- Publicidade -

De acordo com a coordenação do local, no mês de janeiro foram comercializadas mais de 43 toneladas de alimentos. Em fevereiro os agricultores superaram a marca de 54 toneladas e, no mês de março, a Cecaf ultrapassou as 72 toneladas comercializadas, totalizando este ano a venda de 170.597 toneladas de alimentos comercializados. “O trabalho de conscientização e suporte que temos feito junto aos agricultores é essencial para a obtenção desses resultados. Temos dialogado de perto com a categoria, principalmente na questão do cumprimento dos protocolos de saúde e os consumidores encontram na Cecaf um local seguro para realizar suas compras”, destacou Thayara Ferreira, coordenadora da Cecaf.

Na reunião, também foi possível fazer uma avaliação das ações desenvolvidas pela Sedurb em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares (Conafer) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB) no local, como a instalação do sistema de segurança, a realização da Semana do Pescado, as ações de panfletagem e divulgação em carro de som, o trabalho periódico de sanitização e as melhorias estruturais, com o trabalho constante de zeladoria no local. Os agricultores também apresentaram sugestões para a realização do Festival do Milho, no mês de junho, e a Cecaf reforçou a importância do preenchimento correto das fichas de comercialização, bem como a necessidade da atualização cadastral junto às cooperativas.

Feira Solidária – No encontro também foi apresentada para os agricultores a proposta da Feira Solidária, que vai ocorrer na primeira semana do mês de maio e vai arrecadar alimentos por parte de agricultores e consumidores que serão destinados à instituições de caridade. “Em breve vamos divulgar a programação da feira. Ficamos felizes em ver os agricultores dispostos a ajudar quem está em situação mais vulnerável durante a pandemia e temos certeza que os consumidores também vão aderir à campanha e participar da feira”, reforçou a coordenadora.

Gestão sustentável – A coordenação da Cecaf tem adotado algumas medidas importantes junto aos agricultores. Na reunião desta terça também foi possível sugerir ações importantes para esses trabalhadores, como a Campanha “Adote seu Copo”, o reforço da importância do uso de cestos de lixo, bem como o descarte correto dos resíduos. “A Cecaf hoje é referência também pela organização do espaço. Os clientes são fidelizados pela qualidade dos produtos ofertados e também pelo padrão de higiene que oferecemos. Então periodicamente fazemos essa conscientização junto aos agricultores, para mantermos essa qualidade no ordenamento”, reforçou Thayara.

A Cecaf – O espaço conta com mais 70 agricultores familiares, de 27 municípios paraibanos. No espaço também atuam pescadores e artesãos e também conta com lanchonetes com comidas regionais. Também é possível encontrar produtos orgânicos e tudo comercializado a preço acessível. A feira funciona às quintas e sábados, das 5h às 12h e está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112 (vizinho ao NATU-TRE).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui