O “Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital na Paraíba” iniciou na manhã desta sexta-feira (4), no auditório 2, da Estação das Artes da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na Capital. O evento é promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).

Entre as novidades anunciadas na sessão solene de abertura, João Pessoa ganhará sua Rádio Câmara FM; a presidência da ALPB se comprometeu a oferecer subsídio financeiro para as Câmaras da Paraíba que quiserem implementar seus canais de radiodifusão; e já há a disponibilização de conteúdos na nuvem, via Astral, para munir a programação de rádio e TVs das Casas Legislativas pelo Brasil à fora.

- Publicidade -

Além disso, houve a assinatura do acordo de cooperação técnica entre as Câmaras de Campina Grande e de Patos, com a Câmara dos Deputados, firmando o compromisso de concessão de canais de TV. A Rainha da Borborema já pretende inaugurar sua TV Câmara em março de 2016 e Patos já está com toda a proposta de instalação completa.

O evento visa a divulgar a Rede Legislativa, apresentar seus resultados e orientar Câmaras Municipais sobre a criação e a instalação de suas próprias emissoras de radio e televisão, de forma a aproximar os parlamentares dos cidadãos, além de explorar estes meios de comunicação como instrumentos de promoção de transparência pública.

A mesa foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP); o presidente da Astral, Sérgio Figueiredo; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (PSB); o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD); secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado Cleber Verde (PRB); o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), Antônio Pimentel (PSD); e a presidenta da Câmara Municipal de Patos, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB).

Câmaras Municipais são convidadas a aderirem à Rede

Durval abriu o evento, convidando todas as Casas Legislativas da Paraíba a se engajarem na Rede Legislativa de Rádio e TVs e a pensarem na criação de suas próprias emissoras de radiodifusão. “Poderemos promover mais transparência pública e uma democracia participativa através das rádios e TVs Legislativas. A CMJP se coloca a disposição para contribuir com qualquer uma Casa para ajudar nesse processo”, salientou Durval.

“Coloco a ALPB à disposição de ajudar financeiramente as Câmaras que tiverem interesse em implantar seus sistemas de radiodifusão. É com muito orgulho que hoje será firmado o contrato de concessão para a transmissão da TV Legislativa Digital nas Câmaras de Campina Grande e de Patos”, informou Adriano Galdino.

O deputado Rômulo Gouveia disse que vê nas TVs Câmara e Assembleia uma possibilidade grandiosa de aproximar o trabalho dos deputados e vereadores da população. “Não é muito fácil ter uma TV, porém é mais trabalhoso ainda manter uma programação de qualidade”, frisou.

CMJP ganhará Rádio Câmara FM

Cleber Verde anunciou que a Rádio Câmara FM de João Pessoa já estará ativa em breve. Ele disse que espera poder contribuir com a celeridade do processo das Casas Legislativas da Paraíba em instalarem seus próprios canais, desde a assinatura do termo de interesse, até o último processo para que estejam “no ar”.

“Convido a todos os presidentes de Câmaras do interior da Paraíba para que solicitem seus canais de rádio e TV. Ao pedir à Câmara Federal, esses canais vêm para a União, e daí consignamos o canal para a Câmara interessada. Já assinamos acordo com municípios de três mil habitantes, outros com 600 mil, além de outros maiores e menores. Qualquer Câmara pode ter a sua. O acordo de cooperação técnica é de multiprogramação, dá direito a quatro canais”, observou Cleber Verde.

Vantagens da adesão à Rede Legislativa de rádio e TV

Transparência do processo legislativo, democratização da informação e a oportunidade de os cidadãos reivindicarem ainda mais seus interesses. Esse foi o tripé citado por Cleber Verde entre as vantagens da instalação dos canais institucionais no Legislativo.

“A população poderá acompanhar em tempo real o que acontece no Plenário, no dia a dia dos Parlamentos Municipal, Estadual e Federal. Também há a oportunidade dos vereadores e deputados apresentarem suas produções legislativas. Além disso, com a Rede Legislativa, vamos democratizar a informação por todo Brasil, e assim os cidadãos terão mais formas de reivindicar seus interesses”, indicou Cleber Verde.

“A Astral já fornece diversos conteúdos que são colocados na nuvem para que as Casas Legislativas possam acrescentar em suas programações. Trabalhamos levando cases de sucesso para as Casas. Vocês sabem fazer política e nós Comunicação”, observou, o presidente da Astral, Sérgio Figueiredo, se dirigindo aos políticos presentes no evento. “Deem muito valor a seus técnicos e comunicadores”, acrescentou.

TV Câmara chega a Campina Grande e Patos

Na oportunidade, Antônio Pimentel disse que quando assumiu a presidência da CMCG já sonhava com a TV Câmara CG. “Foi algo que passou de sonho para a esperança, e hoje se torna realidade. Sei o quanto é importante a interação entre o povo e o político. Essa distância que ainda há entre esses dois atores ainda prejudica muito o País. Até março de 2016, teremos a inauguração da TV Câmara CG”, confirmou Antônio Pimentel. A CMCG já produziu programa piloto inclusive, com a participação popular, nas ruas e nos bairros da Rainha da Borborema.

Nadir Guedes ressaltou a felicidade dos patoenses em assinarem nesta sexta-feira (4) o acordo para implementar a TV Câmara na cidade que é polo do interior paraibano. Ela destacou a importância da Comunicação atrelada aos trabalhos do Legislativo. “Infelizmente, a maioria da população ainda não conhece a função do legislador nem os trâmites desse Poder. A Comunicação é uma ferramenta valiosa na mudança dessa realidade”, comentou.

Após os discursos de abertura, Cleber Verde, Durval Ferreira e Adriano Galdino participaram da assinatura do termo de cooperação técnica com as Câmaras de Campina Grande e de Patos.

TV Câmara JP completa 12 anos neste sábado (5)

Além disso, foi exibido um documentário sobre a TV Câmara JP, mostrando todo processo de instalação da televisão legislativa pessoense, até o estágio em que se encontra. Neste sábado (5), o canal completará 12 anos de existência e mantém 24 horas de programação, com 10 programas de produção própria, cobertura ao vivo dos eventos da CMJP e produção jornalística sobre os assuntos da Casa.

Participações

Também estiveram presentes no evento os vereadores pessoenses Dinho (PMN), Marco Antônio (PPS) e Bosquinho (DEM). Ainda participaram do Seminário representantes das Câmaras paraibanas de Matinhas, Lucena, Queimadas, Piancó, São Bento, Alagoa Nova, São Mamede, Alagoa Grande, Brejo do Cruz e Guarabira. Além destes, marcaram presença integrantes da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e da Câmara Municipal de Sorocaba (SP).

Secomm-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui