O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) entre outros órgãos, realiza, durante todo o mês de setembro, atividades alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado dia 21 deste mês. O objetivo é fortalecer a cidadania das pessoas com deficiência na Paraíba.

No próximo dia 10 será realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, o Dia D da Empregabilidade, uma ação que conta com representantes de empresas e pessoas com deficiência, oferecendo oportunidade de emprego e capacitação aos participantes.

- Publicidade -

As atividades alusivas ao Dia da Pessoa com Deficiência tiveram início no dia 28 de agosto, com a inauguração na Casa da Cidadania em Guarabira de mais uma Central de Interpretação de Libras (CIL) e a posse de pessoas com deficiência para atuarem nos Postos do Detran.

Programação – No período de 16 a 18, na Funad, será ministrada capacitação em baixa visão pelo Instituto Benjamim Constant, do Rio de Janeiro.

No dia 17, no Centro de Formação dos Professores, em Campina Grande, haverá uma mesa redonda sobre o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Já no dia 21, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, no Centro de João Pessoa, será realizada, pela manhã, uma mobilização com panfletagem da Cartilha dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Às 10h será a vez da exposição Música e Vida, da Escola Especial de Música Juarez Johnson, na Fundação Espaço Cultural (Funesc), e às 14h, haverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa em alusão à data.

No dia 22, na Funad, terá debate sobre a Lei Brasileira de Inclusão, além de atendimento e orientação pela Unidade Móvel da Delegacia da Mulher. Já no dia 24 será realizado no Espaço Cultural, em João Pessoa, o Dia da Empregabilidade. Na mesma data, a partir das 9h, na Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), acontecerá atividade sobre a Sensibilização e Vivência para Acessibilidade.

Uma palestra na Central de Polícia de João Pessoa, sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, vai marcar a programação do dia 25 de setembro. E para encerrar o mês, nos dias 29 e 30, em Picuí, será realizada a Formação em Políticas Públicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, em parceria com o Ministério Público e a Promotoria da Educação.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui