foto.Ivomar Gomes Pereira (2)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira (1) a aula inaugural da nova turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Para este ano, foram selecionados 25 profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e psicologia. Eles foram recepcionados no auditório da Faculdade de Ciências Médicas.

- Publicidade -

Os programas de residência são realizados em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), além do incentivo do Ministério da Saúde e Educação – através do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde.

O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância do aprendizado profissional na área de atuação e a parceria com as instituições. “É importante unificar a prática e a teoria, e nessa residência de natureza multidisciplinar, os residentes terão essa oportunidade ao lidar rotineiramente com o usuário e poderão ajudar a chegar a resoluções para a população de João Pessoa”, afirmou.

Durante a aula inaugural, foram apresentados aos residentes a estrutura da Atenção Básica em João Pessoa e todo o planejamento a ser desenvolvido durante o período de residência. Eles atuarão nas equipes de Saúde da Família e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

“Somos vitoriosos de estar aqui hoje, pois esta é uma grande oportunidade que todos nós temos de aprender ainda mais na prática. A expectativa é grande e estou ansiosa para que tudo inicie logo”, disse a enfermeira residente, Cleane Ribeiro.

De acordo com a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Lucineide Braga, as residências são importantes e favorecem a capacitação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, com a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, principalmente em áreas prioritárias de rede de serviços.

Rede Escola – As residências médicas, estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde da SMS, através do projeto Rede Escola.

A política da Rede Escola foi formalizada através do Convênio n° 001/2006, firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da SMS e as Instituições de Ensino públicas e privadas, com o objetivo de regulamentar a aprendizagem pelo trabalho no âmbito da rede municipal de saúde e estabelecer relações de cooperação pedagógica, incluindo atividades de parceria na área de ensino, atenção e pesquisa em saúde

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui