A vice-governadora Lígia Feliciano participou da abertura do Seminário sobre a Lei Maria da Penha e Feminicídio, nessa quarta-feira (6), na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Jacarapé. O evento faz parte da celebração dos 30 anos de instalação da 1ª Delegacia da Mulher e segue até esta quinta-feira (7).

O objetivo do encontro é proporcionar um espaço para o debate entre instituições no enfrentamento da violência contra a mulher. Além do mais, também faz parte das ações do Governo do Estado dentro da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

- Publicidade -

“É muito importante esta data, que tem tanto significado, principalmente para a mulher que é vítima de violência. A Paraíba vem avançando no que diz respeito a redução dos índices de violência, investindo desde as delegacias, profissionais capacitados, até a estrutura das delegacias para acolher a mulher que ainda é vitima de violência, mas ainda vamos avançar muito mais. Toda violência deve ser banida”, ressaltou a vice-governadora Lígia Feliciano.

A coordenadora das Delegacias da Mulher na Paraíba, delegada Maísa Félix, relembrou o início do atendimento especializado na Paraíba. “Nós somos o terceiro Estado a inaugurar delegacia da mulher, e já se vão 30 anos. Hoje nós estamos nesse patamar que nos encontramos devido a uma organização tanto da sociedade civil, quanto dos movimentos sociais e feministas, são muitas conquistas para nós mulheres e não podemos esquecer, nem retroceder, das nossas conquistas até hoje garantidas”, disse.

Para o secretário de Estado da Segurança, Cláudio Lima, o balanço dos 30 anos da Delegacia da Mulher na Paraíba é positivo. “Nós temos uma trajetória de muito crescimento. Estamos neste fim de ano, apresentamos uma redução de 17% no número de homicídios contra as mulheres. O ideal é que não tivesse nenhuma mulher assassinada nesse estado, mas é um número importante, que mostra que a Paraíba está no caminho certo”, pontuou o secretário.

A palestra de abertura do Seminário foi proferida pela representante da ONU Mulheres no Brasil, Wânia Pasinato, falou sobre a Lei de Diretrizes Nacionais de Investigação, processo dos feminicídios. “A delegacia da mulher é a principal política de enfrentamento da violência contra as mulheres. É uma porta de entrada para as mulheres vítimas de violência e tornou-se um lugar importante para a aplicação da lei Maria da Penha. Para mim, é muito importante abordar esse assunto e poder trazer esse documento para conhecimento da Polícia Civil da Paraíba”, informou.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui