A força-tarefa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concentrou as ações nesta sexta-feira (8) no bairro do Valentina Figueiredo e nas Avenidas Epitácio Pessoa e Senador Ruy Carneiro. As equipes, que receberam diversas denúncias de que existiam estabelecimentos comerciais descumprindo as medidas de isolamento social, se dividiram para fiscalizar esses locais durante todo o dia.

O bairro do Valentina Figueiredo, até esta sexta, havia registrado 33 casos confirmados da Covid-19, sendo o sétimo bairro na cidade com o maior número de moradores infectados. Além disso, apresenta uma média de isolamento social de 44,02%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 70%.  Durante o dia, as equipes da força-tarefa visitaram 17 estabelecimentos comerciais. O resultado do trabalho foi 15 notificações, três autos de infração emitidos e três estabelecimentos fechados.

- Publicidade -

Ação educativa – Já nas Avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, as equipes visitaram diversas lojas, além de prédios comerciais, onde se concentram principalmente clínicas médicas. Nesses locais foi verificado se havia aglomeração e se clientes e funcionários usavam máscaras. “Esta foi mais uma ação educativa para conscientizar clientes, funcionários e empresários. Toda a população precisa estar unida nesse momento no combate ao Coronavírus”, afirmou sargento Dênis Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Balanço – Os bairros de Manaíra, Mangabeira, Torre, Geisel, Cruz das Armas, Tambaú e Centro já receberam as ações de fiscalização durante esta semana. Em seis dias, foram 26 estabelecimentos fechados, 85 notificados e 28 autuados. A população pode denunciar esse tipo de irregularidade entrando em contato pelo e-mail: [email protected]. Mediante denúncias, equipes são direcionadas para realizar vistorias nesses locais e tomar as providências necessárias.

Força-tarefa – O trabalho é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Planejamento (Seplan), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Vigilância Sanitária, Procon-JP, Meio Ambiente (Semam) e Procuradoria-Geral do Município (Progem). As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto publicado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Decreto – A publicação estabelece o funcionamento dos serviços essenciais e determina uma série de recomendações a outros tipos de serviços, como bancos, lotéricas e supermercados. No Semanário Oficial estão disponíveis todas as normas da publicação. Acesse: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/2020_Edi%C3%A7%C3%A3o_Especial_01-05.pdf.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui