A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (4), uma qualificação para os agentes comunitários de saúde (ACS) e gerentes das unidades de saúde da família (USF) sobre a atualização cadastral dos usuários da rede municipal. A atividade acontece até a próxima quinta-feira (7) no auditório do Iesp Centro Universitário.

A atualização cadastral dos usuários é uma proposta do Ministério da Saúde (MS) dentro do novo modelo de financiamento da Atenção Primária. “A princípio, precisamos entender a dinâmica de cada território, atualizar o cadastro dos usuários da Atenção Primária, que acontece por meio dos agentes comunitários de saúde. A partir daí, conhecendo o perfil de cada região, conseguimos traçar estratégias de assistência para qualificar o cuidado ofertado à população”, explicou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde de João Pessoa.

- Publicidade -

No primeiro semestre desse ano, o MS anunciou mudanças no repasse de financiamento de recursos para os municípios, entre elas o pagamento em virtude da produtividade e da eficiência nos casos de doenças evitáveis. A proposta é que o repasse aos municípios leve em conta, entre outros, o número de pacientes cadastrados nas equipes e o desempenho delas a partir de indicadores como qualidade do pré-natal, controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.

A vulnerabilidade socioeconômica dos pacientes e a distância dos municípios dos grandes centros urbanos também serão ponderadas nesse novo modelo. “Dentro dessa proposta, estamos mantendo um diálogo com os profissionais de saúde para discutirmos fluxo de assistência e otimização dos serviços para manter o que preconiza as condutas e os trâmites do Ministério da Saúde, considerando que o Sistema Único de Saúde é feito pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal”, disse Adalberto Fulgêncio.

D R T . R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

Cadastro – O cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde é realizado por meio de visita domiciliar, realizada pelos agentes comunitários de saúde, que preenchem a ficha do E-SUS. Com a atualização ou inserção da informação no sistema, se faz um mapa de planejamento e ações para cada território, com a finalidade de fundamentar para ampliar a qualidade no atendimento à população.

A SMS já vem mantendo um diálogo com os diretores dos Distritos Sanitários e o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba (Sindacs-PB).

Qualificação – As qualificações para os ACS e gerentes de unidades estão sendo realizadas por grupos. Nesta segunda-feira (4) foram qualificados os profissionais dos Distritos Sanitários IV e V. Na terça-feira (5) serão qualificadas as equipes do Distrito Sanitário I, na quarta (6) o Distrito Sanitário II e na quinta (7) o Distrito Sanitário III.

“O trabalho realizado pelos ACS é de extrema importância, visto que, além de realizarem ações de promoção e prevenção da saúde, atuam como elo para um melhor e mais resolutivo diálogo entre comunidade e as Equipes de Saúde da Família”, informou Marcelo Piraíba, presidente do Sindacs-PB. “O cadastro atualizado garante o acesso aos usuários a todos os serviços de saúde, por isso a importância de que as pessoas recebem e dialoguem com esses profissionais”, completou.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui