Pamonha, canjica, arroz doce e mugunzá são as especialidades de Dona Iracema, uma das cozinheiras da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), especializada em comidas típicas. Ela está ansiosa para o Festival do Milho, que começa no próximo dia 22. “Desde o início do mês que os clientes além de visitarem a barraca e comprar em grande quantidade, têm encomendado muitos produtos. Estou reforçando a produção para os dias do evento”, destacou.

O V Festival do Milho da Cecaf acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho e vai reunir gastronomia, artesanato e milho em grande quantidade. Nos dias do evento, a mão de milho será comercializada a partir de R$20 e os agricultores estão empolgados para o período. “Eu trabalho com agricultura desde criança. Planto milho, cará e feijão verde, mas o milho é o que me dá mais lucro e a procura esse mês tá muito boa, nem se compara a dificuldade que tivemos no ano passado, com o início da pandemia”, destacou Pedro Monteiro, agricultor de Pedras de Fogo, que comercializa na Cecaf.

- Publicidade -

Maria Aparecida Santana, de Pitimbu, também percebeu o aumento intenso na procura pelo produto. “Geralmente trago entre 200 e 250 espigas de milho. Na última feira, antes das 10h já estava acabando. Estou animada para o Festival e me preparando para trazer ainda mais espigas para atender a demanda da população”, destacou. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes-PB) e a  Confederação Nacional de Agricultores Familiares (Conafer-PB).

Atrações – O Festival vai contar ainda com apresentações artísticas e culturais de artistas locais, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Na abertura do dia 22, se apresenta o Grupo Eita de Projeções Folclóricas e o Trio Mimoso. No dia 23 a festa fica por conta da Quadrilha Junina Só Risos, o Trio Fuá, Forró Fikado e o cantor Ramon Schnayder. No dia 24, o Boi de Rei Estrela do Norte e o Trio Xoteando encerram a programação. Todas as apresentações acontecerão a partir das 9h30.

Saúde e bem-estar – O evento será realizado respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, como garantia do distanciamento social, fiscalização do uso de máscara e distribuição de álcool em gel. No dia 22 acontecerá dentro da programação um aulão de pilates, promovido pela fisioterapeuta Raiane Rodrigues. A nutricionista Ana Paula Santos fará também receitas com ervas medicinais, comercializadas na Cecaf, que auxiliam na diminuição do consumo de sal na alimentação. O evento vai contar ainda com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que vai ofertar serviços de beleza a quem passar pelo local, como.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui