Os alunos da Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro de Tambauzinho, participaram nesta terça-feira (24) do projeto “Arte do grafite – Caminhos da Água”, que é realizado por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com a empresa Deca do grupo Duratex. Durante todo o dia, eles grafitaram a parede da unidade de ensino e participaram de um workshop sobre grafite. Nesta quarta-feira (25), a ação irá acontecer na Escola Frei Afonso, no Baixo Róger, das 8h às 16h.

Durante o mês de maio, os professores de 12 escolas inscritas participaram de uma oficina e, em seguida, transmitiram o conhecimento para os alunos. Os estudantes desenvolveram os desenhos voltados para a temática, e dois deles foram selecionados para ficarem registrados na unidade de ensino.

- Publicidade -

Na escola Leonel Brizola, o desenho selecionado foi o do aluno Wesley de Lima Cruz, do 9º ano. Ele desenhou o globo terrestre que mostra de um lado um homem com uma caneca na mão tentando conseguir uma gota de água na torneira. Do outro lado do globo, um homem com uma mangueira na mão desperdiçando água e uma torneira aberta.

“Minha inspiração foi praticamente em cima do que acontece todos os dias. As pessoas gastam muita água e não se preocupam em economizar, deixando outras pessoas sofrendo com falta desse bem tão precioso. Já vi muita gente lavando calçada com água limpa quando poderiam aproveitar a que foi usada, por exemplo, na máquina de lavar”, disse Wesley.

A secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire, ressaltou a importância da parceria com a Duratex. “É uma parceria extremamente importante porque traz a possibilidade de revelar talentos, despertar em nossos alunos a oportunidade de mostrar seus potenciais, além de trazer o senso crítico em relação à preservação da natureza, ao uso consciente da água, enfim, uma parceria recheada de boas intenções e bons resultados”, disse ela.

Para a engenheira ambiental da Deca PB, Letícia Paulino, esse projeto é de grande valor tanto para os funcionários, como para a sociedade. “Ainda sentimos essa necessidade de falar mais sobre o meio ambiente em todo o mundo, mas a Duratex vem buscando isso nas escolas, no dia a dia com as pessoas para que elas sejam multiplicadoras dessas boas ações. Os alunos adoraram e foi um grande aprendizado para eles e para nós”, explicou Letícia.

Ao todo, as 12 escolas produziram 93 desenhos. “A missão foi trabalhar educação ambiental, o uso consciente da água com os alunos a partir de uma oficina que foi dada para os professores de uma forma interdisciplinar usando as disciplinas de Ciências e Artes. Tenho a certeza que nosso objetivo foi alcançado”, falou o coordenador do projeto Arte do Grafite, Allan de Amorim.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui