Mesmo à distância, a Prefeitura de João Pessoa mantém o cuidado com o ensino na primeira infância, desenvolvendo atividades lúdicas e pedagógicas para as crianças atendidas nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), além de orientações para os pais auxiliarem no processo de aprendizado.  Há aproximadamente 8,5 mil crianças na fase da pré-escola, com idade de quatro ou cinco anos, matriculadas nas unidades do município.

Em casa, devido à pandemia do novo coronavírus, os alunos contam com o acompanhamento dos professores dos Creis, que utilizam recursos em vídeo, fotos e áudios no Whatsapp, para realizarem brincadeiras e atividades virtuais, com o objetivo de apresentar possibilidades de interação brincante das crianças com as suas famílias.

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Numa exposição em foto, a professora Jackeline Wanessa Máximo do Nascimento, do Crei Violeta Formiga, que fica no bairro Costa e Silva, estimula os alunos a criar objetos e figurinhas, cuja escrita começa pela letra A. “Eles produziram, em casa, com materiais reciclados, uma árvore e outros objetos a partir dessa interação. A criança aprende com o ambiente em sua volta, empatia, solidariedade e afetividade, que são as ferramentas necessárias para o aprendizado”, explicou.

A diretora de Educação Infantil do Município, Maria Sonaly Machado de Lima, diz que as ferramentas virtuais são aliadas nesse momento, porque permite o acompanhamento à distância do desenvolvimento das crianças.  “Cada unidade realiza suas atividades educativas de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo, para que sejam realizadas com as crianças no ambiente familiar”, afirmou.

Nessas propostas pedagógicas, os professores buscam a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, além do respeito e a valorização de suas formas de organização, o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

“O objetivo é que adultos e crianças se relacionem de modo afetuoso, pautados na escuta atenta e no diálogo, sobretudo, permitam que estes produzam saberes sobre as experiências que vivenciam durante o distanciamento social”, completou Sonaly Machado.

Secom-JP

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