O avião da Força Aérea dos Estados Unidos com a presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, pousou no fim da noite [pelo horário local] desta terça-feira (2) em Taiwan. A chegada da parlamentar à nação insular acontece em um momento de tensão entre Estados Unidos e China justamente por causa da visita.

Mais cedo nesta terça, os chineses alertaram que os Estados Unidos poderiam enfrentar “consequências desastrosas” caso contrariassem a China em relação à viagem de Pelosi, a Taiwan. O alerta foi feito pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em uma coletiva de imprensa.

- Publicidade -

A porta-voz reiterou a oposição de Pequim quanto à visita de Pelosi a Taiwan, a qual o Partido Comunista reivindica como parte de seu território.

– Não importa por qual motivo Pelosi vá para Taiwan, será uma aposta estúpida, perigosa e desnecessária. É difícil imaginar uma ação mais imprudente e provocativa – disse Hua.

A porta-voz se negou a comentar se a China poderia mobilizar tropas militares em oposição à viagem de Pelosi, apontando para o Ministério de Defesa da China como responsável por responder essas questões.

– Se o lado dos EUA julgar mal ou lidar mal com a situação através do Estreito, isso terá consequências desastrosas para a segurança, prosperidade e ordem da região de Taiwan e até do mundo – destacou a porta-voz.

Pelosi é a funcionária do mais alto escalão do governo americano a visitar Taiwan em mais de 25 anos. Segundo fontes do United Daily News, Liberty Times e China Times, os três maiores jornais nacionais de Taiwan, Pelosi irá passar a noite na ilha.

Fonte: Pleno News

Foto: Reprodução/CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui