O campeão olímpico do Rio 2016 Bruno Schimdt e seu parceiro, o campeão mundial Evandro, estrearam com vitória a caminhada no vôlei de praia. Neste domingo (25.07), os brasileiros enfrentaram os chilenos Marco e Esteban Grimalt e deixaram as areias com um triunfo por 2 x 1, com parciais de 21/15, 16/21 e 15/12.

“Não precisamos vencer todos os jogos de 2 a 0. Precisamos nos manter vivos e fazer esse torneio ser o mais longo possível para nós. Vocês podem me chamar de maluco, mas eu gostei da forma como começamos. Jogo duro, de três sets, com calor e bons adversários. Tivemos que encarar todas as dificuldades de um jogo. Na minha opinião, tenho que agradecer ter passado por esse desafio. Agora me sinto preparado para tudo”, disse Bruno.

- Publicidade -

Investimentos federais

No ciclo Rio 2016 – Tóquio 2021, o Governo Federal Brasileiro investiu de forma direta, via Bolsa Atleta, mais de R$ 9 milhões no vôlei de praia. Os recursos foram suficientes para viabilizar a concessão de 259 bolsas para atletas da modalidade.

Evandro concordou com o companheiro. Eles voltam à quadra na terça-feira (27.07), às 15h do Japão (3h da manhã no horário de Brasília).

“Passar por momentos de dificuldade logo na estreia é muito válido para entrar logo na competição. Nosso primeiro set foi muito bom e é dessa forma que queremos jogar. No segundo, erramos alguns saques. Bruno me deu uns toques bons, pediu para eu sorrir mais, jogar leve para o nosso jogo voltar. E foi o que aconteceu. Jogo de vôlei de praia é assim, um jogo de paciência, um ajudando o outro, e foi isso o que o Bruno fez comigo, me chamou para o jogo. Conseguimos sair com a vitória, que era o mais importante”, avaliou.

História

Um dos precursores do vôlei de praia, o Brasil tem um histórico vasto de medalhas na modalidade. Desde que o esporte entrou no programa olímpico, em Atlanta 1996, o país foi ao pódio 13 vezes. As mais recentes nos Jogos Rio 2016. Alison e Bruno Schmidt conquistaram o ouro na disputa masculina, enquanto Agatha e Bárbara ficaram com a prata no feminino.

No geral, a contribuição feminina no vôlei de praia é maior. São 10 medalhistas na modalidade, contra sete masculinas. O primeiro ouro nacional veio com Jacqueline e Sandra, em Atlanta 1996. Depois delas, o Brasil voltou ao lugar mais alto do pódio duas vezes: uma em Atenas 2004, com Emanuel e Ricardo, e outra no Rio 2016, com Alison e Bruno.

Em Tóquio, as competições do vôlei de praia começaram no dia 24 de julho e prosseguem até 7 de agosto. No total, 24 equipes lutam pelo pódio, com o limite de duas seleções por país em cada naipe. O Brasil terá as duas duplas no masculino e duas no feminino.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil e rededoesporte.gov.br

Foto: Christian Dawes/COB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui