Equipes da campanha “Meu corpo não é sua folia” farão abordagens e entregas de leques durante a concentração do bloco Muriçocas do Miramar, nesta quarta-feira (19), na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. O objetivo da campanha é informar as mulheres e a população em geral sobre como prevenir e coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero durante o Folia de Rua e o Carnaval 2020.

A iniciativa é da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e conta com o apoio da Associação Folia de Rua, entre outras parcerias como a Delegacia Geral da Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, Defensoria Pública, Ministério Público da Paraíba, OAB, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Câmara Municipal de João Pessoa,  além da rede Nord Hotéis. 

- Publicidade -

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, o crime de importunação sexual (Lei 13.718/18) é caracterizado por qualquer “ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento” e é importante estimular, especialmente as mulheres, a denunciarem as ocorrências à polícia. O crime de importunação sexual prevê pena de um a cinco anos de prisão (Lei 13.718/18). A delegacia móvel também estará na concentração do bloco para prestar orientações à população. 

Interior – As equipes da campanha também estarão com ações de mobilização na cidade de Sapé, nesta quarta-feira, no bloco do Desenvolvimento Social, às 17h, e na cidade de Queimadas, também no mesmo horário. Em Guarabira, a atividade será na quinta-feira (20) e na cidade de Cajazeiras será nesta sexta-feira (21), às 10h, com evento no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e na saída do bloco Imprensados de Cajazeiras. “Nesta segunda edição, a campanha está abrangendo todo o Estado e estamos trabalhando diariamente levando o alerta para a sociedade”, afirma Lídia Moura.

Campanha – “Meu corpo não é sua folia” ganhou música e letra de Fuba, interpretada pela cantora Madu Ayá. E o VT da campanha, criado por Beethowen Souza, viralizou nas redes sociais. Em 2020, estão sendo distribuídos 50 mil leques para foliões em todo o Estado em pontos de grande circulação popular. Além de leques e do VT, serão veiculadas peças da campanha na internet, rádio e TV.

Outro objetivo da campanha é divulgar o trabalho da Rede de Proteção às Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência da Paraíba (Reamcav), assim como o serviço prestado pelas delegacias de Polícia Civil no enfrentamento dos crimes de importunação sexual e violência doméstica e de gênero. Caso não haja uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município, as denúncias devem ser feitas em qualquer delegacia ou pelos telefones 197 (importunação) e 190 (emergência).

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui