A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),  realizou reunião ordinária, nesta terça-feira (12), através de videoconferência, para debater projetos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na oportunidade, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 1.658/2020, de autoria do deputado Jeová Campos, que proíbe as operadoras de planos de saúde a recusarem atendimento àquelas pessoas sob suspeita, ou contaminadas, pela Covid-19, em razão do prazo de carência contratual.

O deputado Jeová Campos ponderou que, neste momento de calamidade pública, a rapidez no atendimento será fundamental para que vidas sejam salvas. “Considerando que estamos em uma situação extraordinária, é razoável que as cláusulas contratuais dos planos de saúde sejam flexibilizadas com o objetivo de garantir o atendimento para esses pacientes”, justificou.

- Publicidade -

Os membros da Comissão decidiram também que as unidades hospitalares, sejam elas públicas ou privadas, preencham formulário de todos os pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. O objetivo é a produção de dados relevantes, principalmente, acerca daqueles que tenham suspeita de terem contraído a doença.

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, autor do Projeto de Lei 1.595, destacou a necessidade da produção de dados capazes de avaliar o resultado das medidas preventivas implantadas pelos governos Federal, Estaduais e municipais. “Ainda não temos informações capazes de afirmar mais dados dessas pessoas que foram acometidas com o vírus, para que os protocolos de prevenção se intensifiquem e sejam mais eficientes”, justificou Galdino.

A deputada Pollyanna Dutra, relatora da matéria, observou que, de acordo com infectologistas, em 2020, houve um aumento alarmante no número de casos de infecção respiratória no país. “Esse projeto é muito importante e avalio que o Poder Legislativo tem, realmente, que ter esse gesto de obrigar o preenchimento desse formulário para o fornecimento dessas informações”, relatou a deputada.

Pollyana Dutra, que é também presidente da Comissão, afirma que a ALPB segue focada na elaboração de projetos que amenizem os danos causados pela pandemia no estado. A deputada destacou que a Comissão segue atuando como filtro, dando relevância às matérias que possam contribuir com o combate à Covid-19. “São texto qualificados, mostrando que os deputados estão sensibilizados com a causa e com a importância do parlamento no que diz respeito às leis que favoreçam a população e protejam o nosso povo”, afirmou a presidente.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui