Nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), integrando a Semana da Alimentação Saudável da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, realiza uma programação especial. As ações são fruto de uma parceria da PMJP com o Conselho Regional de Nutrição (CRN-6). A Cecaf é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e conta com mais de 120 agricultores de 28 municípios paraibanos.

Durante a tradicional feira que acontece na Cecaf, nesta quinta, a partir das 8h, será realizado um café coletivo para agricultores e consumidores. Alunos da Escola Municipal Carlos Neves da França, também localizada no bairro José Américo, vão realizar uma visita no local. O objetivo é que esses 120 estudantes possam conhecer os alimentos saudáveis e os seus benefícios, por meio da orientação pedagógica, além de conversar com os agricultores familiares, que trabalham no campo no cultivo desses produtos.

- Publicidade -

Na feira do sábado (19), haverá ainda a distribuição de sachês de feijão e caldinhos. “Caiu o consumo regular de feijão por parte dos brasileiros no período de 2012 a 2016, segundo dados da pesquisa Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde. Nos homens, o consumo reduziu de 67% para 61% e nas mulheres, de 62% para 55%. A nossa preocupação é que um alimento com tantas propriedades tenha sofrido essa queda no consumo. Então precisamos conscientizar a população da importância desse produto na alimentação”, explicou Luciana Martins, representante do CRN-6.

“Para os nossos agricultores essa programação é de extrema importância, até mesmo para a valorização do que eles cultivam. Aqui hoje temos uma parcela considerável de agricultores que trabalham com produtos agroecológicos também. Além disso, queremos presentear os nossos consumidores fiéis com o café da manhã”, destacou Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Funcionamento – A feira da Cecaf, que funcionava tradicionalmente às quintas e sábados, desde a semana passada também passou a funcionar às sextas-feiras. “Fizemos a expansão do funcionamento por meio de diálogo com os comerciantes e pelo resultado satisfatório da semana passada, a tendência é que em breve a gente consiga ampliar ainda mais os dias de feira”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano. A Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112 – José Américo (vizinho ao NATU-TRE).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui