O Centro de Referência da Pessoa Idosa promoveu, na tarde desta terça-feira (15), o 1º Simpósio de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa com o tema ‘A vida das pessoas idosas importa’. O evento teve como referência o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa.

“A gestão do prefeito Cícero Lucena promove ações de prevenção contra qualquer tipo de agressão sofrida pela população idosa. Envelhecer faz parte da vida, mas como sociedade, é nosso dever garantir que essa etapa transcorra de forma saudável, tranquila e com dignidade. No entanto, muitas vezes, essa fase é marcada por violência, abuso e agressão.”, destacou Raíssa Lacerda, secretária executiva de Cidadania e Direitos Humanos de João Pessoa.

- Publicidade -

A secretária frisou ainda que a violência contra o idoso é uma questão social que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção do poder público. “A pandemia está causando medo e sofrimento incalculáveis ​​para as pessoas idosas. Além de seu impacto imediato na saúde, a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento. Os idosos têm os mesmos direitos à vida e à saúde que todos os outros e devemos respeitar os direitos humanos e a dignidade dessa população”, completou.

Participações – O Simpósio contou com as participações de entidades e órgãos que atuam na acolhida e bem-estar da pessoa idosa, como Aspan, Vila Vicentina, Lar da Providência, Amém, Instituto dos Cegos da Paraíba, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), Pappi e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Data – O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a data em junho de 2006. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos as gerações mais velhas.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui