A Prefeitura de João Pessoa ampliou os serviços de vacinação antirrábica, testes de leishmaniose e esporotricose disponibilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ofertados de segunda a sexta-feira, e agora criou o sistema itinerante para atender a população de bairros mais carentes, de difícil acesso da Capital.

“Estamos com serviços permanentes, com horários fixos, de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio dia, e das 13h às 17h, na sede do Centro de Zoonoses, localizada no bairro dos Bancários. No caso do sistema itinerante, garantimos atendimento para vacinação antirrábica e teste de leishmaniose à comunidade com dificuldade de acesso. Em alguns casos, chegamos a esses locais de canoa. Essas ampliações garantem o tratamento preventivo das doenças à população felina e canina de João Pessoa. Já o exame de esporotricose, só está disponível na unidade fixa por ser feito através de lâmina”, explicou.

- Publicidade -

A gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses do Município destacou que, além das comunidades localizadas em áreas de difícil acesso, o atendimento em domicílio também é garantido à Organização Não Governamental (ONGs), tutores de muitos animais e às pessoas com comorbidades.
“Pessoas com necessidades especiais, sem condições de chegar a nossa unidade fixa, podem solicitar a visita da equipe através de familiares ou terceiros para a realização da vacinação antirrábica e do teste de Leishmaniose em casa. Para isso, é preciso apresentar cópia do comprovante de residência, CPF, RG e morar em João Pessoa” detalhou.

Outro serviço que também foi ampliado, segundo Pollyana Dantas, foi o de agendamento para castração, que antes era feito através do site uma vez por mês e agora é de forma presencial e permanente no Centro de Zoonoses, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. “Lembrando que, para castrar o animal, é preciso considerar que esteja em boas condições de saúde e que tenha entre oito meses e oito anos de idade”, frisou.

Principais doenças que afetam cães e gatos:

– Raiva animal: É uma doença viral com quase 100% de mortalidade. A doença, que é transmissível ao homem, pode ser fatal.

– Esporotricose: É uma doença caracterizada por lesões na pele, causada por um fungo, que acomete animais e humanos, podendo levar à morte.

– Leishmaniose: Também conhecida como calazar, a doença é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados, que ataca o sistema imunológico. Também é transmissível ao ser humano e pode ser fatal.

Centro Municipal de Controle de Zoonozes:

Endereço: Rua Walfredo Macedo Brandão, 100 – Jardim Cidade Universitária, João Pessoa – PB.

Aberto até às 17h

Telefone: (83) 3214-3459

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui