O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de João Pessoa vai intensificar as fiscalizações em empresas de diversos setores para a promoção da saúde e prevenção de acidentes de trabalho. A ação é alusiva ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, que é lembrado nesta terça-feira (27), e terá início esta semana.

De acordo com o diretor do Cerest, Kléber José, serão fiscalizadas empresas dos setores de comércio, indústria e serviços. “As fiscalizações técnicas nos ambientes de processo de trabalho são rotineiras do nosso serviço, mas iremos intensificar nos próximos dias, em parceria com o Cerest Estadual, tanto por demanda do Ministério Público do Trabalho, quando por demanda dos sindicatos dos trabalhadores”, afirmou.

- Publicidade -

O serviço atua na promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visando a recuperação e a reabilitação do trabalhador submetido aos riscos e agravos advindos das condições laborais. Regulamentado pela Portaria SAS nº 614, de 17 de agosto de 2006, abrange a macrorregional I do Estado da Paraíba e presta assistência a pacientes oriundos de 64 municípios, que integram a macrorregião.

Atendimento – No Cerest são realizadas dois tipos de consultas. Primeiro, o trabalhador é atendido por profissionais como fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, que realizam escuta qualificada sobre a história de trabalho (anamnese ocupacional) e a história da doença (anamnese clínica). O segundo atendimento é realizado pelo médico, que vai avaliar se o trabalho foi determinante ou contributivo para o adoecimento.

Ao ser confirmado o nexo causal entre a doença e o trabalho, o serviço emitirá a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), parecer e laudo médico para fins de direitos do trabalhador, no âmbito da Previdência Social ou na Justiça do Trabalho.

Serviço – Quem necessitar dos serviços do Cerest pode marcar uma consulta através do telefone (83) 3218-7114 ou comparecer à sede, que fica localizada na Rua Alberto De Brito, s/n, bairro de Jaguaribe. No dia da consulta, o usuário precisa levar documentos pessoais como RG, CPF, Cartão SUS, além de atestados, laudos e pareceres médicos precedentes.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui