Um ensino que prepara os alunos para o futuro, com uso de tecnologia e unidades escolares requalificadas. A Saúde que zerou a fila para quem busca tratamento de hemodiálise, superou mais de mil procedimentos hemodinâmicos, inaugurou a primeira Farmácia Container da Capital e o Centro de Referência em Doenças Raras, e avança para construir, também, o primeiro hospital da Paraíba nesse tipo de acolhida. Na Habitação, a Prefeitura acaba de ser premiada entre os dez melhores projetos do País com o Residencial Quilombola, em Paratibe. Esse é um conjunto de experiências inovadoras que o prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta terça-feira (31), ao presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz.

“João Pessoa está vivendo um momento muito importante, em que é uma das cidades que mais cresce no Brasil, a 16ª cidade do país e, consequentemente, nós temos que ter ações, não apenas da rotina do dia a dia, mas do pensamento do futuro da nossa cidade para se fazer cada vez melhor. Uma cidade com melhor qualidade de vida, com mais respeito, com transparência e com a visão de futuro que as futuras gerações requerem por parte do gestor atual. Estamos no caminho certo, não só da tecnologia, da infraestrutura, de investimento, mas, principalmente, de prestar um serviço público onde teve que resgatar as gerações e adotar medidas futuras com qualidade, com técnica, mas principalmente com ação humanitária”, disse o prefeito.

- Publicidade -

A agenda exigiu quase um dia inteiro para conferir de perto algumas das ações da Prefeitura, incluindo equipamentos novos, projetos, serviços e atendimentos ofertados, que estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Foi uma verdadeira comitiva que também contou com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra e de diversos secretários municipais.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, que está visitando várias cidades paraibanas, disse que a função do Tribunal, para além de fiscalizar a prestação de contas do Poder Publico, é acompanhar se a população está sendo bem assistida.

“O prefeito Cícero Lucena está de parabéns por conta de tudo que eu já pude testemunhar. E a minha visita, quer seja aqui na Capital como no interior, é para saber se a população está sendo atendida, porque prestar contas é uma coisa e a população que está sendo beneficiada é outra bem diferente. E posso garantir que a população de João Pessoa está sendo bem atendida. Uma escola espetacular, algo que merece ser conhecido por outros municípios. No ponto de vista de saúde, a unidade de doenças raras é uma simbiose entre saúde e assistência social”, definiu o presidente do TCE-PB.

Educação – A Escola Aruanda, nos Bancários, foi o primeiro local visitado – equipamento que representa o modelo de ensino e estrutura das 30 unidades já requalificadas pela atual gestão. A comitiva conferiu de perto todo o aparato tecnológico à disposição dos alunos, com espaço Make, Sala Google, biblioteca – tudo num ambiente climatizado e confortável. A Prefeitura já investiu mais de R$ 120 milhões. Outras 38 estão com obras em andamento.

Saúde – A comitiva visitou três equipamentos importantes no cuidado da população. O Centro de Referência em Doenças Raras, nos Bancários, o primeiro do Nordeste e segundo do País nesta área de especialidade, composto por diversas especialidades médicas. Em seguida, o Complexo Hospitalar de Mangabeira, que ganhou 30 novos leitos e teve o setor de urgência e emergência requalificado. Já o Hospital Municipal Santa Isabel se tornou referência no atendimento de hemodinâmica, realizando mais de mil procedimentos, salvando vidas por meio de uma assistência que inclui cateterismo cardíaco e angioplastia coronária, com implante de stent.

O Hospital Santa Isabel também compõe uma rede de proteção, em parceria com clínicas particulares, que zerou a fila de quem procura tratamento de hemodiálise na Capital. A Prefeitura ainda está reformando todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e policlínicas – mais de 40 foram entregues e outras 10 já receberam autorização para serem construídas, do zero, para acabar com áreas descobertas na cidade. O Hospital Municipal do Valentina e a UPA de Cruz das Armas ganharam novo Centro de Imagem e novas salas.

Habitação – O prefeito Cícero Lucena apresentou a experiência do primeiro residencial popular quilombola do país, que está sendo construído com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa no bairro de Paratibe e que ganhou o prêmio de melhor projeto do Brasil no conceito de relevância social e urbana. O empreendimento vai beneficiar 80 famílias remanescentes de povos quilombolas que viviam em ocupações insalubres.

Centro de Monitoramento e Guarda – A Prefeitura de João Pessoa conta com um moderno Centro de Monitoramento, sistema inteligente capaz de gerenciar 24 horas por dia e todos os dias da semana os prédios municipais – 80 escolas e 45 USFs. No local, que fica na sede da Guarda Civil Metropolitana, o prefeito mostrou o acompanhamento da equipe em tempo real. A Guarda também se equipou, na atual gestão, com a aquisição de 120 pistolas, 10 diciclos, 10 carabinas, 12 espingardas, 50 dispositivos de controle elétrico, além de capacitação de 160 agentes e a recuperação do ônibus de monitoramento, que funciona de forma itinerante.

João Pessoa na Palma da Mão – Cícero Lucena também apresentou ao presidente do TCE-PB a ferramenta que coloca todos os serviços da gestão municipal nas mãos da população, que por meio de dispositivos portáteis, pode solicitar qualquer demanda ou ter acesso a atendimento sem burocracia ou filas. Um exemplo é a Clínica do Pet, que teve 100% os seus atendimentos agendados pelo aplicativo, além de serviços de manutenção, como tapa-buraco, iluminação, entrada e consulta de processos, entre outros.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui