O prefeito Cícero Lucena participou, na tarde desta quarta-feira (12), da abertura da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que está acontecendo na orla da Praia do Cabo Branco. O evento, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae, este ano tem como novidade a participação efetiva da Prefeitura de João Pessoa, o único município brasileiro com o título de Cidade Criativa na categoria Artesanato e Artes Populares, concedido pela Unesco.

“Para mim é um motivo de muita honra e alegria estar aqui hoje, porque em 33 edições deste evento, esta é a primeira vez que a Prefeitura da Capital participa de forma integrada, colaborando para o êxito do Salão que representa todo o Estado, trazendo artesãos de todas as regiões. Então, é um motivo de satisfação, porque aqui estamos cuidando da renda, da sobrevivência destes artesãos, além de qualificar cada vez mais nossos produtos através deste intercâmbio, que fortalece também o nosso turismo”, destacou Cícero.

- Publicidade -

O convite à Prefeitura de João Pessoa para participar do evento foi feito pelo Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) – um grande parceiro da gestão municipal na elaboração de políticas públicas para fomento do artesanato local. A cidade ganhou destaque no projeto, justamente por carregar o selo de capital brasileira do artesanato, junto a Unesco.

Aberto oficialmente pelo governador João Azevêdo, o Salão do Artesanato Paraibano conta com mais de 400 expositores, representando todas as regiões do Estado. O gestor falou da importância do evento, que pode movimentar até R$ 1 milhão em negócios.

“Espero que seja um grande evento, para que a gente não só mostre o nosso artesanato para a grande quantidade de turistas que atualmente está no nosso Estado, mas que seja um centro de negócios acima de tudo, para que os artesãos possam ter renda e melhoria na sua condição de vida. Eu só vejo o artesanato, além de tudo o que ele representa, como segmento importante para a geração de emprego e renda”, ressaltou o governador.

O evento será realizado até o dia 2 de fevereiro, sempre das 16h às 22h. A entrada será gratuita mediante apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, sendo facultativa a doação de 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados à ação social promovida pelo Hospital Padre Zé. No Salão, é obrigatório o uso de máscara e proibido o uso de sacolas plásticas e canudos.

Sereias da Penha – Nesta edição, o evento traz como tema ‘Toda Arte que Vem do Mar’, enaltecendo, sobretudo, o trabalho de artesãs locais que trazem suas matérias-primas do ambiente marinho. Baseada na temática, a Prefeitura vai apresentar um stand com decoração elaborada pelo projeto Sereias da Penha. Serão instaladas peças criadas com elementos como redes de pesca, escamas e garrafas pets.

Também estarão expostos trabalhos de artesãos de várias tipologias, com curadoria do Celeiro Espaço Criativo – equipamento da gestão municipal para promoção e escoamento da produção artesanal local.

Parceiros – Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), a Prefeitura de João Pessoa estará representada no Salão pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pela marcenaria do stand; Secretaria de Turismo (Setur), que vai disponibilizar equipe para atender aos visitantes; e pela Secretaria de Comunicação (Secom), que desenvolveu a identidade visual. O projeto do espaço leva assinatura da arquiteta Geórgia Suassuna e ainda conta com parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui