A programação desenvolvida pelo Governo do Estado em comemoração ao Dia da Consciência Negra continua na Paraíba com uma série de atividades culturais. Este ano o Novembro Negro traz como tema ‘Compromisso com a Igualdade Racial’. Seguindo essa proposta, a próxima ação é uma contação de histórias intitulada ‘Contos Estrelados’, que acontece nesta terça-feira (26), a partir das 14h, na Biblioteca Juarez da Gama Batista. O evento reúne crianças de comunidades tradicionais. Em seguida, haverá sessão no Planetário e visita até a Estação Ciência do Espaço Cultural José Lins do Rego.

Já no dia 27, o destaque é para as artes visuais, com a abertura da exposição ‘Ecos’, de Neska Brasil. A mostra, que integra as atividades da edição de 2019 do Panapaná – Novembro das Artes Visuais, poderá ser vista no Espaço Expositivo Alice Vinagre no Espaço Cultural.

- Publicidade -

As ações culturais do Novembro Negro na Paraíba foram pensadas pela Fundação Espaço Cultural (Funesc) em parceria com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Durante todo o mês, serão realizadas atividades nas diversas áreas de atuação das secretarias e órgãos estaduais. A programação começou com o espetáculo “Guerreiro”, apresentado no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras, no último dia 12. A parte musical ficou por conta de Sandra Belê e Grupo Bongar, que se apresentaram no dia 14. A atriz Zezé Motta foi um dos destaques do mês. Ela comandou um bate-papo sobre Justiça Social e Igualdade Racial na última segunda-feira (18).

Exposição Ecos – Dar vazão ao inconsciente é o principal eixo de pesquisa da Neska, que, através de vivências introspectivas, procura materializar suas imagens mentais. Após o ano de 2016 a artista permitiu-se à única liberdade possível: a liberdade na mente; para isso, desviou o foco de atenção do externo para o interno, e, com o olhar voltado para si, deu início a sua trajetória de autoconhecimento, autocompreensão e reestruturação.

Como observadora curiosa, permitiu que as imagens se manifestassem sem amarras de estilos, temas ou tamanhos, o que resultou na miscelânea de retratos que dialogam entre si de maneira independente, ousada, expressiva e que revelam significados múltiplos à medida em que os expectadores observam as obras, remetendo às experiências oníricas, onde nada é o que parece ser. Sob o olhar cuidadoso de Edilson Parra, Ecos é uma coletânea que fulgura fragmentos de suas produções.

Novembro Negro: Compromisso com a Igualdade Racial

26/11, 14h – Contos Estrelados: Contação de histórias + sessão do Planetário + visita até a Estação Ciências para crianças de comunidades tradicionais da Paraíba – Espaço Cultural José Lins do Rêgo;

27/11 – Abertura da Exposição “Ecos” – Neska Brasil – Espaço Expositivo Alice Vinagre (Programação Panapaná)

Obs.: O Cine Banguê preparou uma programação especial durante todo o mês com filmes que trazem a temática racial.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui