A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM-JP), deu posse nesta segunda-feira (20) a Vanine Porto, primeira mulher auditora municipal do órgão aprovada no I concurso público. Ainda nesta segunda, foram celebrados três anos da nomeação dos 10 Auditores Municipais de Controle Interno (AMCI) e 10 Técnicos Municipais de Controle Interno (TMCI). Ao longo desses anos, os empossados vêm exercendo com excelência o papel de fiscais da gestão, buscando assegurar a integridade e a transparência pública.

De acordo com o Controlador Geral do Município, Eudes Moacir Toscano Júnior, a contínua reposição do quadro da CGM é um processo bastante natural, considerando a capacidade técnica do seu quadro de Auditores e Técnicos de Controle, que está sempre se reciclando e em permanente estado de estudo e pesquisa. “Nossa missão é zelar pelo controle e pela correta aplicação dos recursos públicos, além do enfrentamento aos riscos de corrupção e improbidade administrativa”, afirmou o controlador.

- Publicidade -

Quanto à nomeação da primeira auditora da CGM-JP, o controlador destacou a satisfação de empossar uma mulher. “Essa posse é um marco à estrutura da CGM e um momento histórico a ser compartilhado com o cidadão. Parabenizo Vanine pela aprovação no concurso, e que ela carregue nessa bandeira da força feminina todas as marcas em prol de uma gestão transparente, de combate à corrupção e improbidade administrativa, visando um efetivo controle social e excelência na auditoria da administração municipal”, destacou Toscano Júnior.

A nova auditora da CGM-JP, Vanine Porto, ressaltou a alegria em compor o quadro de auditores da Prefeitura de João Pessoa. “É um momento de grande satisfação pessoal, coroando um período de estudos e renúncias em prol da realização de meu sonho profissional, e mais ainda por poder colaborar com a gestão pública de minha amada cidade, João Pessoa. Minha motivação está em contribuir com toda a equipe da Controladoria Geral para juntos alcançarmos a melhor eficiência na aplicação dos recursos públicos e o contínuo desenvolvimento de nossa cidade, visando a uma melhor qualidade de vida para meus conterrâneos”, disse.

Vanine Porto completou destacando a satisfação em representar a força feminina no setor de auditoria. “Como a primeira mulher a assumir tal cargo, sinto-me feliz e honrada e espero, com o meu trabalho, poder inspirar as demais mulheres a ocupar os mais diferentes cargos que seus corações almejem”, explanou. Vanine Porto é formada em Direto pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e exerce a função de advogada. É também especialista em Prática Judicante pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Responsabilidade – As atribuições dos Auditores Municipais de Controle Interno possuem natureza de atividade exclusiva de Estado, em consonância com a Lei Municipal nº 13.411/2017, o que confere aos seus integrantes uma plena autonomia e imparcialidade na execução de atividades de controle interno e de apoio à gestão nas suas diversas modalidade, relacionados com a correta aplicação dos recursos.

Assim como, as atribuições dos Técnicos Municipais de Controle Interno (TMCI) consistem em prestar apoio técnico e administrativo visando ao funcionamento da CGM, consultando, consolidando e extraindo dados e informações nos sistemas corporativos sob a responsabilidade do órgão. Auxiliando assim, na execução de auditorias, fiscalizações, diligências e demais ações de apoio à gestão, nas suas diversas modalidades, relacionadas à aplicação de recursos públicos, bem como à administração desses recursos, examinando a legitimidade e legalidade.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui