A Vale pode ter que adotar medidas de contingência e até mesmo suspender suas operações em função do surto do novo coronavírus. Em comunicado aos investidores e à imprensa, publicado nessa quinta-feira (12), a empresa declarou que dificuldades relacionadas à força de trabalho podem obrigá-la a medidas mais severas nas regiões onde as operações estão concentradas.

“Globalmente, a companhia está em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada país e está monitorando o desenvolvimento da situação”, declarou.

- Publicidade -

Ásia e Europa são os dois principais mercados da Vale, além de serem as principais regiões do globo mais afetadas pelo rápido contágio do vírus e a ocorrência da Covid-19. A proliferação do vírus por esses mercados pode incutir em inúmeras complicações operacionais.

“Dependemos de uma extensiva cadeia de logística e de fornecedores, incluindo diversos portos, centros de distribuição e fornecedores que tem operações nas regiões afetadas”, esclarece. “Brasil e Canadá, países onde se localizam nossas principais operações, também reportaram casos da doença”, completa.

Precaução 

Segundo a Vale, ainda não há qualquer impacto material com relação ao coronavírus em suas operações, logística, vendas ou situação financeira. Não há relatos de empregados testados positivamente para a infecção.

“Dada a dinâmica incerta da evolução do surto, é impossível prever o impacto final que este poderá ter sobre o mercado financeiro e a economia global (…). Nós seguiremos avaliando continuamento os impactos sobre nossas operações e situação financeira”, como consta no comunicado.

Apesar disso, a rotina de trabalho remoto – home office – já é uma realidade em escritórios instalados em países onde o Covid-19 apresentou um impacto mais severo.

Como precaução, a empresa garantiu que tem adotado as medidas necessárias para apoiar a prevenção. Todas as viagens de negócios e eventos não-essenciais foram cancelados ou postergados até novas orientações.

Empregados que retornam de viagens internacionais precisam contactar o departamento de saúde da companhia antes de retornar à rotina, mesmo sem sintomas. Outra das ações, segundo a Vale, foi a criação de um comitê técnico de crise e um comitê executivo para gerir as ações resultantes da pandemia.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui