O criador do programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca, através de rede social, elogiou o serviço prestado pela Prefeitura de João Pessoa por meio da assistência itinerante com a Unidade Odontológica Móvel (UOM), o Odontomóvel. A publicação feita na manhã desta terça-feira (30) destaca os mais de 1.500 atendimentos realizados pelo serviço neste ano de 2021.

Gilberto Alfredo Pucca Júnior é professor de odontologia e coordenador do mestrado em saúde coletiva da Universidade de Brasília (UnB) e implantou e coordenou o programa Brasil Sorridente do Governo Federal de 2003 até 2015. Na publicação onde destaca o serviço ele escreve “Em 2010, iniciamos a implantação das Unidades Móveis Odontológicas do Brasil Sorridente. Parabéns João Pessoa”.

- Publicidade -

Em João Pessoa, o Odontomóvel auxilia os serviços prestados pela Rede de Saúde Bucal desde 2014, já tendo realizado mais de 8.700 atendimentos ao todo.  O UOM é o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal, uma estratégia do Ministério da Saúde e tem como objetivo ofertar atendimentos odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, como nas áreas descobertas.

Para a Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Camila Castelo Branco, o reconhecimento é motivo de alegria. “Uma honra para Saúde Bucal do Município de João Pessoa um reconhecimento dessa dimensão pelo criador do programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca. Os nossos números impressionam nacionalmente a Odontologia e isso nos orgulha muito. Aproveito para agradecer a nossa equipe que tanto se dedica. Estamos proporcionando sorrisos, João Pessoa está voltando a Sorrir”, destaca.

O odontomóvel oferece todos os procedimentos que são realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) pela Estratégia de Saúde da Família, como: profilaxia, raspagem supra e subgengival (limpeza da gengiva), aplicação tópica de flúor, restaurações, extrações dentárias. Quando necessário a continuidade dos atendimentos realizados no Odontomóvel, as equipes de saúde bucal encaminham os pacientes atendimentos aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui