Teatro e dança movimentam o Parque Cultural Casa da Pólvora nesta terça-feira (27), no Centro Histórico da Capital. As apresentações são abertas ao público de todas as idades e têm início às 19h30 com o espetáculo Íranti da Companhia de dança Lunay.

O espetáculo é uma imersão nas memórias e percepções com a intenção de provocar êxtase na experiência do espectador e dos dançarinos. A professora e diretora do espetáculo, Kilma Farias, explicou que a apresentação faz o espectador dialogar sobre um lugar negligenciado e fragilizado ao longo de décadas, que é a capacidade feminina de amor, poder e independência.

- Publicidade -

Segundo ela, o corpo muitas vezes é um instrumento de trabalho que forja a memória de todos os movimentos de expressão e projeta significados e significações para o exterior. “O corpo é nosso ancoradouro em um mundo percebido. Íranti remanejado para uma consciência subjetiva que pode ser mais comunitária e harmoniosa e Íranti na dança das deusas encerra uma mãe terra em uma união matrística desprendida de dominação”, comentou Kilma.

O roteiro do espetáculo foi desenvolvido em meio ao processo de construção por todas as integrantes do grupo que são: Kilma farias, Jaqueline Lima, Lia Jost, Yolanda Cavalcante, Gabriela Parente, Verônica Alves e Rayssa Melo. O grupo está junto há 15 anos dando forma por meio de corporeidades da dança e do resgate do feminino essencial, completo e profundo.

Alegria dos Náufragos – A segunda atração desta terça-feira (27) é o espetáculo Alegria dos Náufragos, que consiste em uma montagem fruto do diálogo do grupo com o conto russo Anton Tchekhov (1860 – 1904), ‘Uma história enfadonha’. A montagem é uma tentativa de estabelecer pontes entre esse discurso literário de mais de um século e meio com contundentes questões de nossa própria época.

Os atores incidem, sem concessões, sobre o presente e a geografia, não livrando nem a si mesmos deste crivo com doses generosas de acidez e humor, provocando uma inevitável análise sobre si mesmo. “Nesse espetáculo o que importa não é a glória, mas a capacidade de suportar”, revelou o ator Thardelly Lima.

Na montagem estão os atores Cely Farias, Rafael Guedes, Thardelly Lima (atores), César Ferrario e Giordano Castro (provocadores), e César Ferrario, Giordano Castro (dramaturgia). A direção musical é de Marco França, o desenho de luz é uma composição do grupo “Ser Tão Teatro”, o figurino de Vilmara Georgina, cenografia e adereções de Maria Botelho, sonografia de Polly Barros e fotografia de Eunildo Rocha e Marina Cavalcante.

O coletivo foi fundado em 2007 e desde então tem construído uma trajetória com muita dedicação, pesquisa e trabalho. Nesse período, montaram cinco espetáculos, participando de oficinas, festivais, encontros e mostras teatrais – a Palco Giratório e Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo. Eles têm ainda projetos de circulação no intuito de levar a arte produzida para todo o país.

Malcriadas – O terceiro espetáculo da noite é a comédia ‘As Malcriadas’ da Companhia de Teatro Argonautas. O espetáculo é uma livre adaptação do clássico de autoria de Jean Genet, “As Criadas”, que tinha o objetivo de explorar por meio do cômico a construção do humano e o seu constante desejo de liberdade.

As Criadas foi representada pela primeira vez no ano de 1947 e fazia uma crítica a moral burguesa da época e a hipocrisia das estruturas sociais daquele ano. No texto original, a dupla de Criadas se diverte a imitar e a criticar a madame, planejando seu assassinato para ficar com tudo dela. Este jogo de preconceitos e submissão, tão presentes em nossos dias, são trazidos com muita diversão neste espetáculo.

No elenco estão os atores: Maria Dubu (Tony Silva), Tapeba do Cuminho (Epitácio Souza), Madeinusa Furacão (Valmir Correia), Solange (Jorge Felix), Abel, Velhinha e Policial (Joelton Barros). O texto é uma construção coletiva e a direção é de Tony Silva, com cenário de Neto Quirino, figurinista Sanzia Marcia, sonoplastia de Renato Brito, com iluminação de Giuliano Barreto, contra regra de Adriano Marcos.

SERVIÇO:

Pólvora Cultural

Atrações: Cia de Dança Lunay (Íranti), Alegria dos Náufragos e As Malcriadas

Terça-feira (27)

Hora: a partir das 19h30

Local: Parque Cultural Casa da Pólvora – Centro Histórico

Entrada gratuita

Classificação livre

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui