A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) preparou para o mês de janeiro uma vasta programação de férias com atividades voltadas para diversos segmentos artísticos e culturais. Há opções para públicos de diferentes faixas etárias, incluindo shows, oficinas para crianças e adolescentes, feirinha, edição especial do Espaço da Criança, espetáculos, exposições, além de estreias no Cine Bangüê. Quem abre os trabalhos é o projeto De Repente no Espaço, que acontece na quarta-feira (8), com os repentistas Zé Viola (PI) e André Santos (PE).

Mestres na arte do improviso, os repentistas brincam com as palavras e transformam fatos do cotidiano em versos rimados, prometendo uma noite de improvisos e violadas. O evento acontece no mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h, e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

- Publicidade -

Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público também tem o seu momento de interação com os convidados, sugerindo temas e rimas. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Zé Viola – José de Moura e Silva até pode passar despercebido. Mas – entre os admiradores da cantoria – é impossível não reconhecer Zé Viola (nome artístico de José de Moura). Ele é um nome de destaque, bastante conhecido no Brasil. Nascido em Bocaina (PI), Zé Viola está sempre com agenda cheia se apresentando pelos cantos do Brasil.

Dono de uma voz privilegiada, é um dos cantadores mais requisitados para os festivais de repentistas que acontecem pelo País. Além de CDs solo, onde interpreta belas canções da essência nordestina, esse piauiense já gravou discos com Moacir Laurentino, Ivanildo Vila Nova, Dedé Laurentino e outros feras do repente. Zé Viola 30 anos de carreira e diz que começou de maneira bem diferente dos parceiros de repente. Aos 54 anos de idade, Zé Viola é um dos grandes nomes da cantoria e do repente no Brasil. Na apresentação do próximo dia 8 ele mostrará sextilhas, martelos e galopes.

André Santos – Com apenas 27 anos de idade, nascido em Afogados da Ingazeira (PE) é um dos jovens cantadores repentistas da cantoria. O poeta começou a carreira em 2014 nas cantorias de pé de parede em Tabira – PE. No ano de 2016, gravou seu primeiro DVD e em 2018 seu CD de canções com 11 faixas 100% autoral. Tem participações nas mesas de glosas de todo Pajeú pernambucano e em grandes congressos de repentistas como, por exemplo, o FENOGER, Festival da nova geração do repente, em Campina Grande – PB e Gravatá – PE.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

 

Serviço:

De Repente no Espaço, com Zé Viola (PI) e André Santos (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Data: 08/01, às 19h

Local: Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego

Acesso: gratuito

 Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui