A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) apresenta, na próxima quarta-feira (5), mais uma edição do projeto De Repente no Espaço.  Os convidados são os repentistas Rogério Meneses (PB) e João Lídio (PE) e a apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento, que acontece no mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Mestres na arte do improviso, os repentistas brincam com as palavras e transformam fatos do cotidiano em versos rimados, prometendo uma noite de improvisos e violadas. Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público também tem o seu momento de interação com os convidados, sugerindo temas e rimas. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

- Publicidade -

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Rogério Meneses – Nasceu em 25 de junho de 1962 no município paraibano de Imaculada, onde iniciou sua carreira de repentista. Foi para Caruaru (PE) em 1990 a convite do também cantador João Lourenço, formando uma dupla de grande repercussão. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e pós-graduado em Gestão Pública pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces).

Militante do Partido dos Trabalhadores, Rogério foi chefe do escritório regional do Ibama, entre 2003 e 2006, e coordenador da 4ª Ciretran em Caruaru, de 2006 a 2007. Em 2008 foi eleito vereador pelo PT, quando chegou a presidir a Câmara Municipal de Caruaru. Em novembro do ano passado, em solenidade na Câmara Municipal de Caruaru, recebeu o Título de Cidadania Caruaruense.

Nascido no Rio Grande do Norte, na cidade de Antônio Martins, atualmente Raulino Silva reside em Caruaru (PE). Com 17 anos de profissão já participou de centenas de festivais e ganhou exatamente 10 deles. Já gravou em 3 CDs e 1 DVD e agora se aventura no universo da música romântica.

João Lídio – O poeta sertaniense João Lídio, cantador de viola, repentista profissional, radicado em Gravatá (PE). Ele é cantador de viola profissional e apesar de ainda jovem, é hoje um dos principais nomes da nova geração de repentistas nordestinos. Cria do Mestre Ivanildo Vilanova, por cujas mãos adentrou para cantoria, João Lídio tem diversos CDs gravados.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

Serviço: De Repente no Espaço

Rogério Meneses (PB) e João Lídio (PE)

Data: 05/02, às 19h

Local: Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego

Acesso: gratuito

 

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui