A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec/JP) emitiu, nesta quinta-feira (10), uma nota técnica sobre a cratera localizada entre os bairros de Cruz das Armas e Funcionários I, que foi alvo de reclamações e pedidos de melhorias por parte dos moradores da região. O documento, além de detalhar a situação do local, descarta transtornos às moradias existentes na área e elenca os serviços que podem ser realizados pela Prefeitura em prevenção ao período chuvoso.

A nota técnica foi elaborada pela Defesa Civil em conjunto com as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Participação Popular (SEPP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além de representantes das comunidades da região, que visitaram o local no último dia 11 de fevereiro.

- Publicidade -

De acordo com a nota técnica, o local, conhecido como ‘buracão’, tem “relevante importância na captação de águas pluviais, provenientes dos bairros de Cruz das Armas, Funcionários I e Oitizeiro”, está parcialmente obstruído, comprometendo a vazão necessária, “mas sem comprometer ou causar transtornos às moradias existentes ao derredor do local visitado”. O documento esclarece ainda que não foram detectados riscos de alagamento, pois a formatação do terreno e seus contornos não permitem que o acumulado de água atinja as moradias adjacentes.

O local é envolvido por vegetação que auxilia na sustentação das paredes da cratera e a retirada dessa vegetação pode causar erosão, desmoronamento e assoreamento, que resultaria na obstrução do sistema de escoamento da lagoa, conforme constatado pelos técnicos da Defesa Civil nas vistorias realizadas e respaldado na nota técnica.

Serviços – Mas o local não vai ficar sem melhorias. O documento também aponta os serviços que serão executados no ‘buracão’ para amenizar o processo de assoreamento, principalmente com a chegada do período de chuvas. Será realizada a retirada superficial do material encontrado no perímetro do ‘buracão’, em data que ainda será definida, beneficiando os moradores da área.

A íntegra da nota técnica pode ser acessada no link

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui