O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e a Faculdade Facene/Famene estarão, neste sábado (7), engajadas na campanha e conscientização e prevenção do câncer de pele, também conhecida como “Dezembro Laranja”.

Nessas duas instituições haverá uma equipe de dermatologistas fazendo atendimento gratuito e orientando, das 8h às 12h30, as pessoas que comparecerem aos locais.

- Publicidade -

A iniciativa tem como objetivo esclarecer à população sobre a importância de conhecer e identificar os sinais da doença para o diagnóstico e tratamento precoces, aumentando assim as chances de cura. A Campanha foi idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O médico dermatologista Mohamed Azzouz, coordenador da Campanha “Dezembro Laranja” em João Pessoa, informa que existem três tipos de câncer de pele: “os mais comuns que são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. E o mais raro, agressivo e letal que é o melanoma”.

Segundo ele, algumas medidas podem ser adotadas para evitar esse tipo de doença, como evitar os horários de maior incidência solar, que é das 10 às 16h, utilizar chapéus, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo.

O médico alerta para que as pessoas procurem locais de sombra, mantenham uma boa hidratação corporal e usem, diariamente, protetor solar com fator de proteção, no mínimo, 30.

Mohamed Azzouz propôs a bancada federal paraibana que solicite ao Governo Federal a redução de impostos na venda de protetor solar para que o maior número de pessoas tenha mais acesso ao produto. “O protetor solar não é apenas um cosmético. O produto é muito importante para a proteção da pele e evita o câncer”, destaca.

O dermatologista destacou a importância da conscientização e da prevenção da doença. “O atendimento será gratuito e acontecerá nos setores de dermatologia dessas instituições. A campanha previne, alerta e orienta. É uma oportunidade para que as pessoas possam fazer o diagnóstico precoce. Agora essa conscientização não pode acontecer apenas esse mês. Mas diariamente. Qualquer sinal de pinta vermelha e sangramento na pele, devemos procurar o médico especialista”, ressaltou.

O médico informa, ainda, que atende em seu consultório, por mês, de 15 a 20 casos constatados de pacientes com câncer de pele. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, até o final de 2019, mais de 171 mil pessoas terão sido diagnosticadas com a doença. O número diz respeito a dois tipos de câncer: o câncer de pele não melanoma e o câncer de pele melanoma, somados.

Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui