Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (22), as vereadoras Eliza Virgínia (Progressistas) e Sandra Marrocos (PSB) debateram sobre ações de seus respectivos mandatos. Eliza Virgínia anunciou o lançamento de um aplicativo para denúncia sobre doutrinação ideológica nas escolas, e criticou palestra proferida por Sandra Marrocos, que se defendeu esclarecendo sobre conteúdo apresentado e faixa etária dos ouvintes.

A vereadora Eliza Virgínia iniciou seu pronunciamento apresentando o aplicativo ‘Alô Educação’. “Os alunos e seus pais agora vão poder denunciar quando se sentirem prejudicados nas escolas, principalmente quando ocorrer doutrinação ideológica. Estou lançando o aplicativo ‘Alô Educação’, que vai garantir denúncias anônimas sobre doutrinação nas unidades de ensino”, anunciou a parlamentar. A vereadora progressista ainda comunicou que, ao levar denúncias sobre doutrinação em escolas da Capital ao Ministério Público (MP), foi informada de que algumas unidades já estavam sendo investigadas.

- Publicidade -

Eliza disse ainda que não poderia ficar alheia ao que acontece nas escolas da cidade, e exibiu um vídeo da vereadora Sandra Marrocos em sala de aula, criticando o fato da parlamentar, segunda ela, estar doutrinando crianças e adolescentes sobre sexo e ideologia de gênero.

Dirigindo-se à vereadora Sandra Marrocos, Eliza Virgínia cobrou sororidade. “A vereadora fala tanto em sororidade e não me defendeu contra meias verdades da mídia. A senhora defende o incentivo à prostituição, ao aborto, à legalização das drogas e à expulsão das mulheres do esporte, ao defender que transexuais tirem as mulheres do seu lugar de direito”, afirmou Eliza.

“A senhora vai ter que provar onde eu defendo o aborto, vai responder criminalmente. Também vai ter que provar que eu defendo as drogas e incetivo a prostituição. Sou cristã, temente a Deus, defendo a vida e o respeito às mulheres. A senhora está mexendo com minha espiritualidade. Não defendo o abordo, e sim a vida das mulheres”, arguiu Sandra Marrocos.

Eliza ainda replicou Sandra, alegando que quem defende a descriminalização da maconha, defende as drogas; quem defende a mulher em detrimento à vida que ela carrega, defende o aborto; e quem defende os locais de prostituição, defende a prostituição.

Por sua vez, Sandra Marrocos esclareceu sobre o conteúdo da palestra que criou toda celeuma. “Pelo quarto ano consecutivo, na noite de ontem (21), fui palestrar para estudantes da faixa etária entre 18 e 60 anos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre o combate à violência contra a mulher. Na minha explanação, falei sobre a diferença entre sexo e gênero, que é tão importante para fomentar políticas públicas para as mulheres”, explicou.

A vereadora socialista exibiu o conteúdo utilizado na palestra, na qual foram abordados os seguintes temas: o conceito da violência doméstica e sua tipificação com a Lei Maria da Penha (11340/2006); a alteração do Código Penal; a violência contra a mulher no Brasil e na Paraíba; os serviços e instituições de proteção à mulher. “Foi esta minha fala, na noite de ontem, para estudantes de 18 a 60 anos. Não havia crianças na sala. Vou continuar lutando para combater a violência contra à mulher, ninguém vai me impedir de ir aos lugares defender as mulheres”, garantiu Sandra.

Alegando que pensava se tratar de uma palestra para crianças e adolescentes, a vereadora Eliza Virgínia pediu desculpas pelo mal entendido. “Se a senhora diz que estava com alunos de 18 a 60 anos, então, não vejo problema, porque podemos conversar sobre tudo com pessoas maiores de idade. Então, eu retiro o que disse e peço desculpas a senhora”, se desculpou Eliza.

Apartes

As vereadoras Raíssa Lacerda (PSD) e Helena Holanda (Progressista) exaltaram os mandatos de Eliza Virgínia e Sandra Marrocos, alegando que elas são parlamentares brilhantes, e pediram que cada qual se detivesse às ações de seus mandatos, sem interferências. Os vereadores Marcos Henriques (PT) e Bruno Farias (PPS) sugeriram que as vereadoras do debate respeitassem os mandatos uma da outra.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui