O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está concluindo os preparativos da Eleição Unificada 2015, para escolha dos novos conselheiros tutelares das sete regiões de João Pessoa. O pleito acontecerá neste domingo (4), das 9h às 17h, com a participação de 46 candidatos em disputa por 35 vagas.

Em João Pessoa o processo eleitoral é organizado pelo CMDCA, com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Educação do Município, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Ministério Público (MP) e a sociedade civil, representada pela Rede Margarida (Remar).

- Publicidade -

A escolha dos novos conselheiros da Capital conta com 60 locais de votação e 142 urnas de lona para votação através de cédulas eleitorais, conforme a deliberação do TRE. Para votar, o eleitor deve procurar sua sessão eleitoral tradicional munido do título e um documento com foto. João Pessoa tem hoje em torno de 480 mil eleitores aptos a votar, conforme os dados oficiais.

A presidente da Comissão Eleitoral, Patrícia Theotônio, lembra que o voto é facultativo, porém chama a atenção para a importância da participação da população no pleito. “É importante que a população tire uns minutos do descanso do domingo para votar, exercer sua cidadania. Ela tem a chance de escolher os conselheiros que vão atuar nos próximos quatro anos, atendendo e encaminhando as situações que envolvem a defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, destaca.

Segundo Patrícia, o pleito tem início às 9h e se encerra às 17h, impreterivelmente. Quem estiver no local da votação, poderá votar mesmo após o fechamento dos portões. A apuração terá início às 18h, na Escola Leonel Brizola, na Avenida Beira Rio, sem previsão de término.

Infraestrutura – No processo estão envolvidas mais de 500 pessoas. Cada uma das 142 sessões consta de um Presidente de Mesa, um 1º Secretário e um Mesário. Com relação aos fiscais, o número é optativo por cada candidato, mas é necessário ter feito a inscrição no CMDCA.

A Sedes é responsável por toda a infraestrutura do pleito, com a deliberação de 420 funcionários, sendo 60 motoristas com veículos, pessoal da informática, guardas municipais e outros servidores de áreas diversas. Também irá garantir o fornecimento de lanches, almoços e outras providências para assegurar a tranquilidade do pleito.

Segurança – Além da Guarda Municipal, dois por local de votação (escolas e creches), 21 no local da apuração, o pleito contará com a segurança da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Capacitação – O promotor de Justiça de Defesa da Criança e do adolescente, Alley Borges Escorel, realizou, na tarde de quarta-feira (30), uma capacitação com as pessoas que irão trabalhar na eleição unificada neste domingo. O evento reuniu cerca de 600 pessoas, às 16h, no auditório da Estação Cabo Branco.

Conselho Tutelar – O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os conselheiros são eleitos pela escolha direta da população amparada por lei, para um mandato de 4 anos. Em João Pessoa existem sete Conselhos Tutelares, subdivididos por regiões: Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira, Praia, Valentina e Cristo, que devem funcionar diuturnamente a serviço da população, para atender qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente.

Confira os locais de votação por área no link: http://goo.gl/bKu9Or

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui