Aconteceu na terça-feira (26), no Sindicato dos Bancários, mais uma etapa do processo de revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de João Pessoa (PMGIRS-JP), dessa vez, com a participação dos catadores de materiais recicláveis da Capital, que têm papel fundamental no processo de coleta seletiva. O próximo encontro esta previsto para esta sexta-feira (29) e, posteriormente, uma audiência pública no mês dezembro, reunindo entidades, órgãos públicos e a sociedade civil.

O principal destaque da reunião se refere à necessidade de mudança na forma de organização do trabalho dos catadores.  “Após cinco anos da implantação do Plano, está claro que é preciso rever esse modelo de múltiplas associações. É necessário que haja coalizão entre as lideranças para mudar esse formato”, destacou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

- Publicidade -

O representante do Núcleo de Reciclagem do bairro do Bessa, Kelson Santos, também apresentou suas considerações sobre esse período em que o PMGIRS-JP está em prática. “Uma das maiores dificuldades que enfrentamos é a falta de conhecimento por parte dos catadores acerca do associativismo. Outro obstáculo parte da população, que não entende a importânciada coleta seletiva para o meio ambiente e para a própria saúde da população”, frisou.

A reunião contou também contou a participação de representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) e de professoras dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acompanhadas dos seus alunos.

PMGIRS-JP –O Plano foi criado em 2014 com metas e propostas para os próximos 20 anos. Neste ano de 2019, está acontecendo a primeira revisão, previsto para acontecer a cada quatro anos. Nessas reuniões, estão sendo feitas avaliações envolvendo as diretrizes que norteiam o gerenciamento dos resíduos gerados na Capital, bem como as estratégias desenvolvidas para controle e monitoramento dos processos produtivos, além de discutidas novas propostas para dar solução às dificuldades verificadas ao longo dos anos.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui