Conforme a Organização das Nações Unidas, por ano, em torno de oito milhões de toneladas de plástico são depositados nas águas dos oceanos, o que acarreta na morte de 100 mil animais marinhos. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza diariamente a catação da faixa de areia das praias, varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos sólidos para evitar poluição do oceano. Neste Dia Mundial do Mar (26), a Emlur destaca a necessidade de proteção ao meio ambiente com a participação das pessoas.

“As ações de limpeza nas praias são intensas, realizadas até quatro vezes ao dia, como é o caso da coleta de resíduos sólidos. Por outro lado, trabalhamos também a questão da educação ambiental, conscientizando a população sobre as formas corretas de descarte de resíduos para evitar que sejam levados ao mar”, afirma o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

- Publicidade -

Ele afirma que o uso de plástico nas praias deve ser feito com responsabilidade. O descarte na areia e no mar causa danos à flora e à fauna marinha, podendo destruir os habitats e contaminar até mesmo os seres humanos que se alimentarem dos animais.

“É importante que cada frequentador acondicione bem os resíduos produzidos durante sua permanência na praia e descarte nos coletores dispostos na areia ou na calçadinha, onde os agentes fazem a coleta”, reforça Ricardo Veloso. Apenas na faixa de areia, é feita a catação três vezes ao dia nos pontos mais movimentados. O serviço ainda conta com o apoio de máquinas saneadoras de areia.

Dia Mundial da Limpeza – O superintendente destaca as ações educativas feitas pela Emlur junto aos banhistas, comerciantes e praticantes de atividades físicas, na orla. No último dia 17, a Emlur participou das ações do Dia Mundial da Limpeza, em Cabo Branco.

O movimento social ocorreu em mais de 191 países. Em João Pessoa, engajou a Prefeitura por meio das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Educação e Cultura, além de organizações sociais e empresas privadas. A Emlur distribuiu sacolas e luvas aos voluntários para fazerem a catação na faixa de areia da praia de Cabo Branco.

No verão deste ano, a Emlur realizou o programa Amigos da Praia, conscientizando a população sobre o correto descarte de resíduos. O setor de Educação Ambiental da Emlur e a Divisão de Fiscalização ainda executam ações de orientação em comunidades, mercados e feiras livres de João Pessoa.

 

Secom-JP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui