Equipes da Prefeitura de João Pessoa e representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) realizaram, nesta segunda-feira (16), visitas técnicas que vão subsidiar e agilizar o trabalho de implantação de quatro grandes corredores viários da Capital e seus respectivos terminais de integração, em parceria com o Governo do Estado.

De acordo com o secretário de Planejamento de João Pessoa, José William, a iniciativa de verificar ‘in loco’ as áreas é parte de um conjunto de ações da Prefeitura, coordenadas pela Secretaria de Planejamento (Seplan) em articulação com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), para que a implantação melhore não só o sistema viário, mas ao final todo o sistema de transporte público e, assim, a mobilidade urbana e humana na cidade.

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“Tanto os estudos iniciais quanto o desenvolvimento dos projetos estão em plena sintonia com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, elaborado no âmbito da revisão do Plano Diretor de João Pessoa”, comentou o secretário de Planejamento.

A equipe esteve em vários locais onde serão feitas obras nos corredores Cruz das Armas e Avenida Pedro II, e terminais do Varadouro e Mangabeira. Pela AFD participaram Elisa Alves (gerente de projetos) e Nuno Soares Ribeiro (consultor); e pela Prefeitura os especialistas em trânsito e mobilidade Adalberto Araújo, Sheyla Freire e Daniel Matias, da Semob-JP; e o arquiteto/urbanista Marcos Nóbrega, diretor de Planejamento e Urbanismo da Seplan.

O projeto – Os corredores contemplados, no total, são: Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e 2 de fevereiro. Cada um terá seu respectivo terminal de integração, além do Terminal de Integração Metropolitano. As intervenções são fruto de um convênio entre a Prefeitura de João Pessoa, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), Governo do Estado e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Durante a implantação, será aproveitada a estrutura viária já consolidada atualmente, com todos os projetos voltados a atender aos seguintes objetivos:

– Requalificar o sistema de transporte público, ampliando sua capacidade e promovendo a integração intermodal, com anéis centrais para circulação de ônibus elétricos, anel perimetral para circulação de veículos de cargas, criação de sistema cicloviário.

– Adequar o sistema viário estrutural da região central da cidade para o fluxo das ‘linhas troncais’ de ônibus que convergem para essa área.

– Implementar o conceito de ruas completas (vias com prioridades para pedestre e compartilhadas entre bicicletas e veículos com velocidade controlada).

Secom-JP

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