A Livraria A União – poeta Juca Pontes recebe, nesta sexta-feira (12), às 19h, o escritor pernambucano Carlos Newton Júnior para lançar seu livro de poemas Redenção de agosto. O evento vai contar com a presença de Hildeberto Barbosa Filho e Cláudio de Brito, que participam da mesa com considerações sobre a obra. A Livraria A União fica localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

No prefácio do livro, André Seffrin destaca que “em Redenção de agosto, logo de início a epígrafe de Neruda e um soneto (que dá título ao livro) abrem portas para um lirismo de clareza meridiana. Como em Cecília, em Quintana, em Bandeira, a mesma obsessão pela simplicidade que só grandes poetas conseguem minerar. Seja em sonetos exemplares (e há neste livro algumas obras-primas nesse formato), seja em formas poéticas diversas e numa esplêndida e sábia polimetria adequada a cada poema ou ideia. Assim alinha-se Carlos Newton Júnior ao eixo de nossa melhor poesia a partir de Gregório de Matos e igualmente de Manuel Botelho de Oliveira, o musical cantor de Anarda”.

- Publicidade -

O autor Carlos Newton Júnior nasceu no Recife (PE), é poeta, ensaísta, ficcionista e professor da Universidade Federal de Pernambuco.  É autor de vários livros de poesia, dos quais são os mais recentes Ressurreição: 101 Sonetos de Amor (2019), Memento Mori: Os Sonetos da Morte (2020), Coração na Balança (2021), Vontade de Beleza (2022) e Redenção de Agosto (2023), todos publicados pela editora Nova Fronteira. Escreveu prefácios e apresentações para várias edições de autores brasileiros clássicos e contemporâneos (José de Alencar, Lima Barreto, Manuel Bandeira, José Lins do Rego, Ariano Suassuna, Walmir Ayala, Alexei Bueno, entre outros), e organizou outros títulos.

Mesa –  Hildeberto Barbosa Filho é escritor, jornalista e crítico literário paraibano.  Assumiu a Cadeira nº 06 da Academia Paraibana de Letras (APL) em 1999, recepcionado pelo acadêmico José Octávio de Arruda Mello, e é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Autor de vários livros, tem participação em obras coletivas e publicações em co-autoria. Cláudio de Brito é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e documentarista. Possui doutorado em Linguística e é membro da Academia Paraibana de Cinema desde 2016. Atualmente, realiza um documentário de longa-metragem sobre o escritor e compositor Braulio Tavares.

Serviço

Lançamento do livro Redenção de agosto, de Carlos Newton Júnior

Data: 12/04/24

Hora: 19h

Local: Livraria A União –  térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa-PB.

Preço do livro: R$ 25,00

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui