A retomada da produção de caju no município de Bernardino Batista, no Sertão, foi comemorada, na semana passada, com a realização da Festa do Caju, que promoveu debates sobre a cultura, degustação da culinária com diferentes pratos, premiação e show musical. A cultura começou a ser replantada, há três anos, a partir de um convênio entre o Governo do Estado, por meio Empaer (vinculada à Sedap), e a prefeitura municipal.

O evento mostra o êxito do Programa de Revitalização da Cultura do Caju, no município de Bernardino Batista, com a colheita da primeira safra do plantio de 10.500 mudas por 50 famílias agricultoras de 13 comunidades rurais.

- Publicidade -

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, destacou a importância deste projeto como um importante componente a geração de oportunidades de renda por parte das famílias agricultoras. Ele lembrou que o programa foi lançado em Mari e depois chegou a Bernardino Batista, a partir de parceria para a produção de mudas e assistência técnica oferecida pela Empaer. A prefeitura municipal havia manifestado interesse na revitalização da cultura do caju, que garante desenvolvimento sustentável e geração de renda familiar.

A região de Bernardino Batista tem um grande potencial para a cultura do caju e a proposta é fazer a revitalização com acompanhamento técnico visando proporcionar postos de trabalho e renda para as famílias beneficiárias. A partir de um convênio, foram produzidas 10.500 mudas de caju CC-76, tendo os pesquisadores e técnicos agrícolas feito o acompanhamento, e treinamentos dos agricultores familiares beneficiados com as tecnologias de cultivo da cultura do caju.

As comunidades rurais beneficiadas foram do Alto da Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egidio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre, que agora comemoram a colheita da safra.

A Festa do Caju – A Rota do Sol, promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Empaer, contou com uma intensa programação cultural, entrega de certificados e apresentação da Banda Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres; entre outras atividades.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui