O Governo do Estado, por meio da Fundação Casa de José Américo, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)já iniciou os preparativos para o I Encontro para Salvaguarda do Cordel na Paraíbaque acontecerá nos dias 25 e 26 de julho. Para isso, está reunindo parceiros para discutir intenções e metas, visando a definição deste patrimônio imaterial – O Cordel.

Na ocasião, ficou definido que a Associação dos Cordelistas do Vale do Paraíba será parceiro do Salvaguarda. Também que terá reuniões prévias do Encontro nas cidades de Campina Grande, Teixeira, Guarabira e Pombal. A primeira ação da Salvaguarda será a sistematização do Mapa Cultural do Cordel, aproveitando as plataformas virtuais já existentes.

- Publicidade -

Uma das metas previstas é a instalação de uma política de valorização dos mestres mais antigos do Cordel, por meio das publicações de seus poemas manuscritos ou memorizados na oralidade.

O Encontro para Salvaguarda do Cordel na Paraíba é uma das ações do Centro de Cordel e de Culturas Populares do Estado da Paraíba criado por meio de decreto governamental, cuja finalidade é salvaguardar a memória da cultura nordestina, em especial da paraibana, preservando, pesquisando e divulgando os elementos que compõem a cultura regional, no âmbito do Estado, aproximando e integrando o indivíduo às suas respectivas raízes culturais. A Fundação Casa de José Américo é a instituição que abriga o Centro.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui