A Feira Emlur Criativa foi aberta ao público nesta quinta-feira (1º), na Praça Sustentável da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana, expondo produtos de gastronomia, moda, design, artesanato, plantas e alimentos orgânicos. O evento conta com a participação de 28 expositores, além dos artesãos da Emlur, e terá uma apresentação do grupo Baticumlata, às 14h30. O evento acontece até esta sexta-feira (2), das 8h às 17h.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que o evento é uma continuidade do trabalho da Autarquia no apoio ao artesanato e à economia criativa. “Nós já vínhamos trabalhando com nossos artesãos a questão de ressignificar o uso de materiais para produção criativa. Agora, eles terão a oportunidade de aprender sobre como mostrar seus produtos ao mercado a partir da capacitação pela equipe do projeto No Balaio”.

- Publicidade -

A empreendedora e artesã, Maria Livia Cunha, participa do evento apresentando sua marca de acessórios em acrílico, Soé Paraíba. “Nossa proposta é conectar as pessoas à Paraíba, com suas tradições e saberes locais, fazendo uma releitura dessa conexão ao colocar esse ponto de cor dos nossos produtos perto do sorriso”, conta. Ela e a sócia, Ellyka Gomes, desenham, montam as peças e fazem o pós-venda com os clientes para apresentar as novas coleções.

O que encontrar – Os visitantes da feira Emlur Criativa podem encontrar pratos típicos, como a tradicional tapioca, peças de roupa, bolsas e artigos em couro, calçados, acessórios femininos, bonecas em algodão colorido, produtos aromatizados, peças em madeira, vasos de cerâmica, plantas ornamentais e frutas e raízes provenientes da agricultura familiar.

Paula Cristina tem uma história com a Emlur. Ela foi estagiária do projeto de implantação da coleta seletiva, há mais de 15 anos, e agora está de volta como expositora do evento. Ela criou a marca Armazém Criativo para comercializar canecas, bottons, adesivos, cadernos agendas e quadros de azulejos, contemplando temas regionais.

No estande da Emlur, há artesanato feito com metal, peças de computador, papel, tampinhas de garrafas PET e lacre de latas. “Nós estamos participando da oficina de design para o artesanato ministrada pela artista plástica Laila Assef e, com o aprendizado de novas técnicas, vamos melhorar ainda mais nossa produção, o que pode servir como segunda renda para os artesãos”, afirma a coordenadora da Divisão de Artes da Emlur, Risonete Guedes.

No Balaio – O projeto No Balaio é um empreendimento social criado em 2019, responsável pela realização de mais de 15 feiras de economia criativa. A partir de parcerias com o poder público, há a realização de políticas que incentivam a economia colaborativa.

A organização da Feira Emlur Criativa é de Karina Morais, produtora do projeto No Balaio. Durante o evento, ela faz um trabalho de capacitação dos agentes de limpeza da Emlur e dos catadores de material reciclado para que possam produzir artesanato a partir dos materiais reaproveitáveis que encontram no seu trabalho.

A Emlur está localizada na Avenida Minas Gerais, 177, Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui