Possibilitar a troca de conhecimento entre o meio acadêmico e a sociedade, além de fomentar a Economia Solidária e fortalecer o trabalho dos microempreendedores, agricultores e artesãos da capital. Foi pensando nisso que nasceu a parceria entre o Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT-UFPB) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. E é por meio dela que, a partir de agora, toda terça, das 6h às 12h, a Feira Móvel do Produtor passa a estacionar no bloco conhecido como ‘Bolo de Noiva’.

A primeira edição da Feira Móvel do Produtor estreou nesta terça-feira (12), no local. “Essas parcerias entre instituições públicas são muito salutares, porque potencializam as ações que a gente pode fazer em benefício para a sociedade. Muitas vezes, de maneira jocosa, entendemos as pessoas de tecnologia como pessoas menos humanizadas e é justamente nesse sentido que optamos por viabilizar a chegada da Feira aqui, para fortalecer esse lado humano no nosso Centro. Nós temos também aqui no CT cursos voltados para a Tecnologia dos Alimentos, então são áreas que podem contribuir com o nosso campo de pesquisa. Vamos poder contribuir diretamente com o trabalho dos produtores, além, é claro, de prestar um serviço à comunidade acadêmica como um todo. Ganha a universidade, que tem mais um espaço de socialização, a sociedade, que tem mais uma opção para buscar alimentação saudável, e ganham também os produtores”, reforçou Marcel Gois, diretor do CT-UFPB.

- Publicidade -

As bancas que foram selecionadas para atuar nas edições da universidade, foram escolhidas com base nos produtos ofertados, visando uma melhor adesão do público frequentador do espaço. É possível encontrar copos, quadros, canetas e cadernos personalizados, geleias variadas, carnes, queijos, produtos naturais como ervas medicinais, produtos piauienses, cajuína e sucos variados, mais de 20 tipos de doces artesanais, plantas ornamentais, caldinhos, cuscuz, mungunzá doce, entre outros artigos.

O Espaço Solidário da Feira Móvel também participa da edição da UFPB, com brechó para auxiliar o trabalho de instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade, além de caixa para arrecadação de materiais de higiene, fraldas geriátricas e alimentos.

“Parcerias como essa são muito importantes para o fomento à economia criativa e solidária. Esse elo com a UFPB vai proporcionar além desse incentivo ao trabalho dos nossos produtores e de instituições de caridade, uma troca rica de conhecimento, uma vez que encontramos aqui vários cursos ligados à Gastronomia, a própria Tecnologia, sem falar da microeconomia que movimentamos aqui com a atuação dos nossos feirantes. É mais um local que a Sedurb viabiliza para alocar os feirantes”, destacou Rômulo Trigueiro, chefe de gabinete da Sedurb.

A Feira Móvel do Produtor, nesses mais de dez meses de atuação, tem transformado a vida de microempreendedores, artesãos e trabalhadores rurais. Jaciara Ferreira, moradora do bairro dos Bancários, é uma delas. “Essa é a minha principal fonte de renda hoje, a minha e a do meu marido. Através da Feira a gente consegue sustentar o nosso lar, produzindo e vendendo 22 sabores de doces, como goiaba, jaca, coco, gergelim, mamão, entre outros. Estamos muito felizes em ter espaços para expor o nosso trabalho”, destacou a empreendedora.

Espaço Solidário – Nas edições da Feira Móvel, o Espaço Solidário arrecada doações como materiais de higiene, cama, mesa e banho, fraldas geriátricas e alimentos, que são destinados a três instituições de caridade da capital. As instituições também expõem artigos de brechó, para venda, onde a renda arrecadada também é direcionada para o trabalho das casas. Na edição da UFPB desta terça-feira, a Comunidade Consolação Misericordiosa, do bairro São José, expôs roupas para venda, a preços acessíveis. “Foi um espaço novo, uma coisa nova que está começando e o local é maravilhoso, para a gente divulgar o trabalho da nossa Comunidade”, destacou Marineide Fernandes, representante da instituição.

Programação especial – Semana Santa – Nesta quarta-feira (13), a Feira Móvel estaciona no bairro do Altiplano, na Praça João Andreola, das 14h às 19h. Em virtude da Semana Santa, a tradicional feira do Brisamar foi antecipada para esta quinta-feira (14h), na Praça Nathália Oliveira Wanderley, das 14h às 19h.

Programação completa:

UFPB – Centro de Tecnologia – 12/04 – ‘Bolo de Noiva do CT’ – 06h às 12h (estreia)

Altiplano – 13/04- Praça João Andreola – 14h às 19h

Brisamar – 14, 22 e 29/04 – Praça Nathália Oliveira Wanderley – 14h às 19h – Rua Inácio Ferreira Serrano

Tambaú – 22, 23 e 24/04 – Largo de Tambaú – 15h às 21h

Bancários – Praça da Paz – 28/04 – 16h à 21h

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui