O Festival São João na Rede reforça a cultura nordestina das festas juninas, abrindo espaço para os artistas do chamado forró raiz.  Essa, de acordo com o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, é a missão do evento, que é realizado pelo Governo do Estado, dentro das ações do Ciclo Junino, com produção da Associação Cultural Balaio Nordeste e parceria com as 12 prefeituras envolvidas.

O secretário abriu oficialmente a 4ª edição do Festival, na noite da quarta-feira (7), em Rio Tinto, ao lado da presidente e do vice-presidente da Balaio Nordeste, Joana Alves e Henrique Sampaio, e Fábio Marques e Rey Fernandes, respectivamente secretário de Turismo, Cultura, Eventos, Esporte e Meio Ambiente e diretor de Cultura, que representaram a prefeita Magna Gerbasi.

- Publicidade -

O ‘Caminhão do Forró’ foi instalado na Praça João Pessoa, no centro. Primeira atração, o grupo local Forró Zabumbado desfilou uma série de sucessos da música nordestina, contemplando repertórios que passaram por Luiz Gonzaga, Sivuca e Flávio José, entre outros. A segunda atração foi a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. A primeira noite do 4º São João na Rede terminou com as belas interpretações da cantora Sandra Belê.

Na quinta-feira (8), o ‘Caminhão do Forró’ esteve em Salgado de São Félix, com shows de Biliu de Campina, Trio Tartaruga, Roberto dos 8 Baixos e Amigos do Forró e Josélio e Banda. O Festival se encerra no dia 18 de junho, em Passagem.

Forró raiz  O secretário Pedro Santos disse que o Festival realizado pelo Governo do Estado só é possível por causa do apoio dos parceiros, que são as prefeituras municipais e a instituição produtora do evento, a Balaio Nordeste.

“Hoje, por incrível que pareça, embora na época junina, paradoxalmente, nossas festas juninas estão perdendo a sua essência, que é o forró. E esse festival colocará no palco os forrozeiros tradicionais”, completou o secretário, reforçando o propósito do evento e alinhando o discurso da gestão cultural às vozes defensoras do ritmo tradicional nordestino.

A presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Alves, afirmou que a quarta edição do Festival São João na Rede chega com mais força política e cultural, nesse contexto de reocupação de espaços pelo forró raiz.

“Também é por causa da grande força do povo nordestino que estamos aqui, em nome do nosso forró tradicional”, disse. Ele registrou o esforço do Governo do Estado na realização do evento, assim como o apoio das prefeituras municipais.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui