Com a proximidade do Carnaval Tradição e do Folia de Rua,  o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) planejou a “Operação Folia Segura” através da qual desenvolverá ações específicas de análise dos projetos de eventos temporários, vistorias técnicas e fiscalização das normas de segurança contra incêndio e pânico nos eventos realizados durante o período festivo.

Desse modo, visando garantir a proteção contra incêndio, explosão e o controle de pânico, o CBMPB orientou os órgãos públicos e entidades privadas sobre o processo de regularização dos eventos, espetáculos artísticos e expressões culturais que reúnem diversos foliões. Assim, camarotes, palcos, trios elétricos e arquibancadas serão previamente fiscalizados para receberem autorização de funcionamento (Certificado de Aprovação do CBMPB).

- Publicidade -

Segundo a Diretoria de Atividades Técnicas, o cumprimento da legislação é obrigatório – como requisito básico de segurança – para realização das festividades. E dentre as irregularidades mais encontradas pelo Corpo de Bombeiros Militar, estão:

•        Ausência de Projeto de Combate a Incêndio

•        Ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da montagem das instalações metálicas, aterramento, dos equipamentos de som e iluminação, das instalações de baixa tensão;

•        Ausência de extintores;

•        Ausência de sinalização de emergência.

A Lei Estadual nº 9.625/2011 e a Norma Técnica nº 04/2013 dispõem sobre quais as medidas de segurança devem ser adotadas a depender da complexidade do evento. Com a finalidade de proporcionar celeridade no processo de regulamentação e autorização dos eventos, diariamente equipes de analistas e vistoriadores estarão prontos para orientar os responsáveis e dar andamento nas ações pertinentes para o cumprimento da legislação e das normas técnicas.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui