A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio do eixo Educação da Diretoria Técnica, vai realizar o II Concurso de Redação, destinado a socioeducandos das unidades de internação e semiliberdade da instituição. A edição comemora os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem como tema: “O que eu posso fazer para ajudar a construir um mundo mais justo”.

Segundo Waleska Ramalho, presidente da Fundac, o Concurso de Redação tem por finalidade estimular o protagonismo dos socioeducandos por meio da escrita e da construção do conhecimento sobre o ECA como marco legal dos direitos e deveres de crianças e adolescentes como cidadãos na sociedade brasileira, dando maior ênfase ao papel dos socioeducandos na construção de um mundo mais justo.

- Publicidade -

“O Concurso de Redação é de suma importância para o público que a Fundação atende, tendo em vista que são adolescentes e jovens que ficaram afastados da escola por um tempo, e possuem certa dificuldade na leitura e na escrita. “Uma forma de incentivar e potencializar o exercício da reflexão, da escrita e da criatividade”, comentou Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação e diretor técnico interino da Fundac.

De acordo com o cronograma, as inscrições estarão abertas de 01 a 09 de julho de 2021 e serão recebidas, exclusivamente, por formulário eletrônico disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD_Q6C6w9GYzI1-JqaGmk46LpEiJ-AEV1lRb0aSo2Ve6fviQ/viewform?usp=sf_link . Poderá participar deste concurso qualquer interessado que satisfaça as condições previstas no edital. A ficha de inscrição deverá conter o nome completo do autor, a modalidade de ensino, a unidade e um pseudônimo do candidato, além da redação escrita na folha de redação disponibilizada.

Os participantes serão divididos em três grupos e concorrem dentro deste: Grupo I – Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano/Ciclos I e II da EJA); Grupo II – Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano/Ciclos III e IV da EJA); e Grupo III – Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio/Ciclos V e VI da EJA). As redações classificadas concorrerão nas suas respectivas modalidades, dentro do grupo e serão premiadas nove redações, sendo três de cada modalidade de ensino.

A avaliação das redações inscritas acontecerá de 10 a 30 de julho de 2021, e a divulgação das melhores, no dia 02 de agosto. Já a solenidade de premiação está programada para o dia 11 de agosto. A seleção dos trabalhos concorrentes será de competência da Comissão Julgadora composta por cinco membros da rede de garantia de direitos da criança e do adolescente.

As redações deverão ser inéditas, produzidas em língua portuguesa pelo estudante da instituição com um texto em qualquer forma de prosa sobre o tema: “O que eu posso fazer para ajudar a construir um mundo mais justo”, manuscrita em letra legível e conter no máximo 40 linhas.

Os participantes do Concurso serão premiados da seguinte forma: a melhor redação (de todas as unidades da Fundac) será contemplada com um tablet. Já a segunda e terceira melhor redação (de todas as unidades) receberá um videogame portátil com 400 jogos internos.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui