A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Penitenciária de Psiquiatria Forense (PPF) firmaram parceria nesta terça-feira (9) para promover a inclusão social dos internos por meio da arte. O trabalho envolve o Conselho da Comunidade da Comarca de João Pessoa, ligado à Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça da Paraíba, e vai atender um grupo de 15 institucionalizados e seus familiares.

“Nós estamos estabelecendo uma parceria com a PPF para realizar um trabalho que tem o objetivo de agregar valor artístico às criações dos internos da psiquiatria forense”, ressaltou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Dentro dessa parceria, a Fundação vai oferecer oficinas de artes, iniciando com as artes visuais. Além disso, o trabalho inclui a formatação de exposições de artes do material produzido pelo grupo.

- Publicidade -

“A expectativa é que a gente possa dar voz a esses internos no sentido de permitir que eles expressem, através das artes plásticas, seus conflitos internos. Esperamos que isso possa auxiliar na questão da saúde mental deles como indivíduos, que estão passando por uma medida de segurança”, declarou Thiago Robson dos Santos Lopes, policial penal e presidente do Conselho da Comunidade.

Através das oficinas que serão realizadas em parceria com a Funjope, a intenção é também que os internos saiam da invisibilidade. Será uma forma terapêutica de lidar com o sofrimento mental e os transtornos que vivenciem, conforme observou Thiago.

Alguns familiares serão envolvidos na iniciativa, já que eles também vivenciam a problemática e, desta forma, poderão expressar seus sentimentos internos e as experiências que vivem. “O Conselho da Comunidade buscou as instituições que considera mais relevantes na área cultural. Para nós, a Funjope é uma delas e seria importante tê-la como parceira porque, sozinho, o sistema prisional não conseguiria”, destacou.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui