A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está promovendo a recuperação da sede da Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombos, em Paratibe, que recebe, nesta sexta-feira (19), a Caravana do Cuidar, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A arte que alegra e traz um novo colorido para o ambiente é do artista plástico Davi Queiroz, que faz uma viagem no tempo, trazendo memórias dos quilombos.

“Estamos nos esforçando para levar mais vida, mais cultura para os diversos cantos de João Pessoa, e a comunidade quilombola merece também esse cuidado. Aproveitamos a Caravana do Cuidar para fazer esse projeto de recuperação da imagem da associação”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

- Publicidade -

Ele acrescentou que essa experiência na comunidade quilombola em Paratibe é uma intervenção da Funjope, dentro da Caravana do Cuidar que será focada nos cuidados e na valorização da comunidade negra. “A gente vem acompanhando a Caravana do Cuidar desde o início e não poderíamos deixar de estar presente nesse momento. E a melhor forma seria aproximar a arte das comunidades e das pessoas que mais precisam de um abraço da Funjope”, disse.

Arte – Com cores fortes e traços precisos, Davi Queiroz criou imagens que simbolizam as atividades cotidianas dos quilombolas, a exemplo da carroça puxada por tração animal, a colheita do caju, a capoeira e o transporte da água em recipientes sobre a cabeça.

Os desenhos retratam as dificuldades enfrentadas pelo povo que vivia nos quilombos e lutava bravamente pela sobrevivência. Um dos destaques são as danças, mostrando que, apesar das lutas, os quilombolas tinham seus momentos de lazer através dos movimentos corporais.

Caravana do Cuidar – Entre os serviços oferecidos estão corte de cabelo, design de sobrancelhas, entre outros atendimentos já consolidados em parceria com as demais secretarias municipais. Além da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e da Funjope, estão envolvidas nas ações desta sexta-feira (19) as secretarias de Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Participam ainda as secretarias de Transparência Pública (Setramp), Participação Popular (SEPP) e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), além da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui