A Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba  (Funesc) realizam, no dia 7 de novembro, o Encontro Nordestino de Produção Cultural Independente, que vai debater uma agenda de circulação de artistas e grupos do Nordeste enquanto intercâmbio cultural. Após percorrer todas as capitais do Nordeste, o encontro entra na articulação final e acontecerá na Funesc com o intuito de elencar propostas de políticas públicas para intercâmbio cultural de produções da região a partir de 2016.

Após os encontros preparatórios nas capitais do Nordeste, os secretários de cultura dos estados nordestinos se reúnem aqui na Paraíba para discutir maneiras efetivas de circulação de artistas e grupos culturais. O evento, que se configura como um importante espaço de diálogo entre os gestores de cultura com o movimento cultural, recebeu confirmação de nove secretários de cultura entre estados e municípios, seis fundações de cultura do Nordeste e Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/Minc), da Fundação Nacional das Artes (Funart).

- Publicidade -

Durante a manhã, haverá uma reunião com gestores de cultura com pauta específica – Circuito Cultural Nordeste 2016 – Planejamento Estratégico. À tarde, a programação se volta ao movimento cultural organizado com a intenção de promover roda de diálogo e discutir as políticas públicas para o setor em prol da circulação de produções de todas as linguagens que compõem os setores culturais. Já à noite, entre as atrações culturais já confirmadas, se apresentam a Coutto Orchestra (SE) e a banda Criolina (MA) e orquestra do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima-PB), que recentemente foi reconhecido como um modelo de inovação para educação brasileira pelo Movimento Mapa Educação.

Pretende-se, no período de maio a outubro de 2016, desenvolver o projeto de intercâmbio cultural com nove apresentações em todos os estados da região. A metodologia em organização perpassa por reuniões articuladas entre as Secretarias de Cultura do Nordeste. O objetivo é atender a diversidade cultural da cada região e formar um calendário de eventos enumerando 81 atrações que vão circular os nove estados do Nordeste.

Milton Dornellas, gerente executivo de promoção cultural, destacou o papel dessa rede em criar subsídios de circulação que fortaleça a política cultural. “Precisamos articular o Nordeste em torno de um projeto sustentável que abrigará a agenda circulação de grupos culturais para 2016. Até outubro, vamos articular ações estaduais entre secretários de cultura, que por sua vez mobilizarão seus artistas locais”, concluiu.

 

 

Serviço

Encontro Nordestino de Produtores Culturais Independentes

Data: 7 de novembro

Local: Fundação Espaço Cultural (Funesc)

Horário: 8h

 

Programação

9h – Encontro dos Gestores Culturais do Nordeste

  •  Pauta: Circuito Cultural Nordeste 2016 – Planejamento Estratégico para a Cultura.

12h – Intervalo para almoço

14h – Plenária: Gestores e Agentes Culturais

19h – Apresentações artísticas

  •  Prima – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes

Tem o objetivo de ensinar as artes por intermédio da musica orquestral. Projeto de educação musical nacionalmente reconhecido enquanto modelo de inovação para educação brasileira, o Prima inclui bandas e corais e já está presente em nove cidades da Paraíba com cerca de 1200 instrumentos e atende regulamente 10 mil jovens matriculados na rede estadual de ensino.

  •  Coutto Orchestra (SE)

A orquestra faz a fusão do maracatu de brejão, a taieira e o forró, característico da cultura popular nordestina, com elementos da música digital que interligam os aparatos tecnológicos à sanfona, percussões, sopros e vozes entoando canções que transcende a geografia com o propósito de comunicar sensações imagéticas através da música. Formada em 2010, a micro-big-band lançou disco pelo selo Disco de Barro, Eletro Fun Farra, composto por dez faixas.

  •  Banda Criolina (MA)

Banda formada por dois integrantes, a Criolina tem elementos musicais do estado do Maranhão herdados do tropicalismo com referências eletrônicas na composição estética.

 

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui