A Secretaria de Estado Desenvolvimento Humano (Sedh) por meio do Núcleo Sociocultural e Esportivo, em parceria com as Secretarias de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; e da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), realizaram nesse domingo, (22), o Torneio Seletivo Estadual da Copa Quilombola. O evento reuniu cerca de 200 atletas em equipes masculina e feminina, com idade a partir de 16 anos.
A seletiva contou com a participação de seis equipes de comunidades quilombolas de quatro municípios paraibanos: comunidades do Barbosa, Rufinos e Daniel, da cidade de Pombal; Serra Feia, da cidade de Cacimbas; Ipiranga, do município de Conde e Serra do Abreu, de Nova Palmeira. O Torneio definiu as equipes que representarão a Paraíba na Copa Quilombola Nacional, evento promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O gerente do Núcleo Sociocultural e Esportivo da Sedh, Angel Almeida, falou da importância da competição. “É um torneio que celebra a integração, é um festival que vai se tornar uma Política Pública. É importante pela participação dos povos tradicionais, e que a partir desse evento se cria um calendário estadual visando a atender esse público. Então, é importante para a população, para a sociedade civil como um todo, e é um indicativo para uma Copa Nacional, organizada pelo Governo Federal e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), daí a importância da Paraíba estar nela”.
A atleta Neidelaine Alves dos Santos, 19, residente na Comunidade Serra Feia, da cidade de Cacimbas, lembrou a importância da participação em eventos como esse. “É importante a vinda da comunidade, tornar mais reconhecida, é uma oportunidade de jogar fora.
Ao final da competição a equipe vencedora no masculino, foi o Ipiranga e vice-campeão, Serra do Abreu. Na categoria Feminino, a campeã foi Serra Feia, e a vice-campeã, Serra do Abreu.
SECOM-PB
Foto: Alberto Machado