D R T . R J . 15855.

Os serviços da rede municipal de saúde que atuam como portas de entrada para urgências e emergências irão funcionar normalmente para prestar atendimentos à população durante o feriadão do Réveillon. Estarão de plantão as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais como Instituto Cândida Vargas (ICV), Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma) e Hospital Municipal do Valentina (HMV).

- Publicidade -

Já os serviços de atendimento da Atenção Básica e Especializada, que incluem as Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Atenção Integral à Saúde e os Distritos Sanitários, estarão funcionando apenas até esta quarta-feira (30), retornando na próxima segunda-feira (04).

O gerente da Atenção Básica da SMS, Gilliard Abrantes, explica que os horários diferenciados para atendimento seguem a determinação de ponto facultativo. “É importante frisar que os atendimentos de urgência e emergência estarão garantidos na rede de saúde do município, portanto, a população não estará desassistida. Nas Unidades de Saúde da Família, o atendimento será normalizado no dia quatro de janeiro, com toda oferta básica de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde da capital”, destacou.

Atenção Básica – A Atenção Básica é formada pelas equipes de saúde da família, núcleos de apoio à saúde da família, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Consultório na Rua e Academia da Saúde. Os atendimentos básicos são realizados no local, enquanto as especialidades são encaminhadas para os serviços especializados, por meio de agendamento.

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para ser atendido, é necessário que o usuário apresente o cartão do SUS.

Rede hospitalar – Garante assistência nos casos de média e alta complexidade aos usuários do SUS. Conta com quatro hospitais, apresentando uma capacidade instalada de mais de 550 leitos clínicos e 86 leitos de UTI e isolamento.

Além dos atendimentos em urgências e emergências, as unidades que compõem a rede hospitalar realizam ainda cirurgias, tratamentos, exames, consultas e acompanhamentos nas mais diversas especialidades. A rede é composta pelo Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma), Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e Hospital Municipal Valentina (HMV).

Rede pré-hospitalar – A rede de atendimento pré-hospitalar de João Pessoa se estrutura a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tem como objetivo realizar o socorro na Capital e Região Metropolitana. Além do Samu, as UPAs também dão suporte na rede pré-hospitalar realizando atendimentos de média complexidade e desafogando os hospitais de maior complexidade.

Na UPA, são atendidos casos como febre, dores de cabeça, dores abdominais, dor lombar, dor torácica, desconforto respiratório, sangramentos, intoxicações, desmaios, diarreias, taquicardias, afogamentos, alergias cutâneas, convulsões, descompensação diabética, entre outros.

24 horas – O Samu 192 é um serviço de saúde que trabalha 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. O serviço tem convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e participa do resgate da PRF, com um técnico em enfermagem. Esse profissional trabalha em parceria com um patrulheiro rodoviário.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui