OHospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a Rede Hospitalar do Governo da Paraíba, recebeu, nessa terça-feira (14), a visita técnica da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para a implantação II Ciclo do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP) com foco nos processos do pronto atendimento.

O projeto é desenvolvido pelo Hospital Osvaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

- Publicidade -

O Trauma-CG participa do II Ciclo do programa, que ocorre durante todo o ano de 2023, e tem como objetivo a melhoria dos processos internos do pronto atendimento, fortalecendo assim a assistência em saúde, com foco na segurança do paciente.

Inicialmente, a equipe do Hospital Oswaldo Cruz, responsável por toda a aplicabilidade do Projeto RHP, esteve com a direção, equipe de referência do PA, coordenação das áreas foco, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Núcleo Interno de Regulação (NIR), Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), representantes da Farmácia, Engenharia Clínica e Coordenador do Laboratório. Em seguida, ocorreu o encontro com a equipe e reconhecimento do Pronto Atendimento, validação da ferramenta FAHosp e alinhamento da equipe do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos. Entre os outros serviços que foram visitados estão o centro cirúrgico e a farmácia.

O segundo ciclo do projeto tem como foco as melhorias no setor de Urgência e Emergência, protocolo de Sepse e de medidas de mitigação da deterioração clínica.

“O aperfeiçoamento dos nossos colaboradores é o pilar no processo de melhoria da assistência com qualidade e segurança dos nossos usuários. A participação do hospital nesse projeto proporciona a possibilidade de enaltecer nossos profissionais, o que reflete no cuidado dos pacientes ainda mais qualificado e humanizado” afirmou o diretor-geral do Trauma-CG, Sebastião Viana.

Para a gestora de Segurança do Paciente, Talita Falcão, este projeto vem para fortalecer e beneficiar todos os processos que envolvem a segurança dos pacientes que procuram o Hospital de Trauma-CG, em especial aqueles que necessitam do atendimento de Urgência e Emergência.

De acordo com a coordenadora do projeto, Carolinne Abrahão, a expectativa é aperfeiçoar as melhores práticas, considerando o desempenho do Trauma-CG no ciclo I com 18 meses no processo de melhorias no fluxo do paciente cirúrgico com destaque ao trabalho em equipe, comprometimento e adesão às atividades propostas no período anterior.

Sobre o Projeto – O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é uma ação de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS, com foco na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, consequentemente contribui para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores da saúde.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui