O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena implantou, nesta quarta-feira (4), o Ambulatório de Egressos Pós-Covid-19. O novo serviço é destinado às pessoas que testaram positivo para covid-19 e que já passaram pelo processo de internação na unidade de saúde por conta da doença.

De acordo com o diretor geral da instituição, Laecio Bragante, a ideia do Ambulatório de Egressos surgiu da necessidade de avaliar se o paciente ficou com sequelas ou não, se está totalmente recuperado, se vai precisar de fisioterapia ou qualquer outro tipo de reabilitação. “O paciente de covid-19, quando recebe a alta médica, já sai com um agendamento programado para, após 15 dias, efetuar o retorno e passar pelo atendimento do novo serviço. Inicialmente só com pacientes do Complexo Hospitalar, mas podendo ser ampliado de acordo com a demanda”, esclareceu.

- Publicidade -

O médico responsável pelo ambulatório, Felipe Almeida, explicou que o acompanhamento visa minimizar complicações de outras doenças que podem ser afetadas pelas sequelas do Covid. “Pretendemos proporcionar conforto aos pacientes, dando continuidade a todo processo de cuidado que ele obteve enquanto estava internado no hospital”, ressaltou.

O Ambulatório Referência para Casos Pós-Covid-19 terá capacidade para atender em torno de 160 pacientes todos os meses. Além disso, o espaço terá capacidade para atender consulta médica em atenção especializada e apoio multiprofissional de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e de enfermagem.

O Hospital de Trauma atende casos de covid-19 desde 23 de fevereiro e atualmente dispõe de mais de 70 leitos para atender casos de coronavírus, sendo 30 de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, 34 para UDC (Unidade de Decisão Clínica) e oito de enfermaria, todos sendo regulados pela Secretaria de Saúde do Estado. O Complexo Hospitalar recebe pacientes em estado de saúde considerado grave e gravíssimo.

Serviço

Ambulatório Egresso Pós Covid-19

Local: Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena;

Funcionamento: De segunda a sexta-feira; (Horário marcado pela enfermeira da Instituição);

Horário: 9h às 13h

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui