A equipe da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participou de uma palestra na fábrica CSN Cimentos, no município de Alhandra. A ação destacou a campanha de prevenção às queimaduras ‘Marcas que ficam para sempre’. Na ocasião, os colaboradores puderam esclarecer dúvidas, contar histórias relacionadas aos ferimentos e ainda ganharam brindes.

Para a coordenadora de Enfermagem, Ana Wirgínia Rique, é muito importante falar sobre queimaduras, pois os números continuam crescendo. “Neste São João, tivemos um aumento 111% em relação às queimaduras registradas no ano passado. Por isso, a nossa campanha é fundamental, a sociedade tem que ter consciência de que os riscos existem e que os acidentes não acontecem somente com os outros. Enquanto minimizarem as causas, o risco será uma constante. A queimadura sempre deixa sequelas: se não for física, vai ser emocional, porque é muita dor, muito sofrimento. As crianças, os pais e os trabalhadores devem ser educados para isso”, reiterou.

- Publicidade -

A enfermeira do Trabalho, Valentina Guimarães, que trouxe a equipe, destacou a participação dos trabalhadores. “Como profissional da saúde, é muito importante trazer à tona esse tipo de assunto, a queimadura pode acontecer com qualquer pessoa e às vezes pequenas informações fazem uma grande diferença na hora de um acidente. Os especialistas puderam tirar todas as nossas dúvidas, falaram sobre as formas de prevenção, os tipos de queimaduras, o que fazer em caso do acidente e os alertas. Foi uma tarde de muita reflexão e só quero agradecer à equipe multidisciplinar da UTQ, que tem prestado um serviço tão nobre e relevante para Paraíba”, salientou.

Campanha – A campanha ‘Marcas que ficam para sempre’ é realizada anualmente pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena há 21 anos e acontece durante todo o mês de junho. Tem o objetivo alertar a população da Paraíba para os riscos e prevenção das queimaduras, que aumentam neste período. São realizadas palestras em empresas, escolas e locais de fácil acesso da população. Além de sensibilizar os colaboradores, pacientes e acompanhantes na unidade de saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui